Notícias
quarta, 29 de outubro / 2014

As provas para os inscritos ao Vestibular PUC Minas do 1º Semestre de 2015, para os cursos de graduação dos campi do interior (Arcos, Poços de Caldas e Serro) serão neste sábado, 1º de novembro. Os testes serão das 14h às 18h. A Comissão do Processo Seletivo orienta que os candidatos cheguem com antecedência mínima de 30 minutos, portando documento de identidade e o Cartão de Informação.

O local onde o candidato realizará as provas constarão do cartão, que deverá ser impresso pelo candidato pelo site. Em caso de erro ou divergência de informações e dados no cartão, o candidato deverá entrar em contato com a Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), organizadora do concurso, até esta quinta-feira, 30 de outubro, pelos telefones (31) 3249-7403 e 3249-7404, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

São 1.200 vagas para os campi do interior. Das vagas em oferta para cada curso, turno e local, 85% destinam-se aos candidatos que já se inscreveram para o processo seletivo por intermédio da realização de provas, e 15% destinam-se aos candidatos que também já se inscreveram por intermédio da média obtida no Enem.

Resultado e matrícula

O resultado para os campi do interior, polos de educação a distância e graduação tecnológica será divulgado até 14 de novembro.

Os documentos, originais e cópias, necessários à matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF do candidato; certidão de nascimento ou de casamento; e uma foto colorida 3x4 recente, este último item apenas para os aprovados que fizerem matrícula por procuração.

Matrículas:

1ª chamada

- 1º/12/2014, das 8h às 19h

- 2/12/2014, das 8h às 19h

2ª chamada

- 4/12/2014, das 8h às 19h

...

sexta, 10 de outubro / 2014

Prêmio Guia do Estudante 2014: PUC Minas eleita novamente a melhor universidade privada do Brasil

A PUC Minas é a vencedora, pela sexta vez, do Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante 2014. Nesta edição do prêmio, concedido pela publicação da Editora Abril, a Instituição foi eleita a melhor do País na categoria Universidade do Ano – Escolas Privadas. A Universidade foi considerada, pela primeira vez em 2006, e, depois, seguidamente em 2010, 2011, 2012 e 2013 a melhor universidade privada do Brasil pela mesma publicação, cuja avaliação é reconhecida nacionalmente.

Neste ano, foram avaliadas 1.632 instituições públicas e privadas de todo o Brasil. O primeiro lugar da categoria Universidade do Ano – Escolas Públicas ficou com a Universidade de São Paulo (USP).

Critérios de avaliação

A instituição vencedora (uma pública e outra privada) de cada categoria e/ou área foi identificada por meio da aplicação de uma fórmula que combina indicadores de qualidade e de quantidade de cursos estrelados. São avaliados apenas os cursos de bacharelado e com turmas formadas há pelo menos um ano. Os dados integram o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2015, que circula a partir desta sexta-feira, 10 de outubro.

Para esta premiação institucional, o Guia do Estudante (GE) avalia os cursos de graduação, cujo resultado foi divulgado para as instituições em setembro. Três cursos da Universidade, em Belo Horizonte, receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores. São eles: Ciências Contábeis, Relações Internacionais e Sistemas de Informação. Outros 38 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e 19 receberam três estrelas (bom).

Cursos quatro estrelas na PUC Minas:

Em Belo Horizonte, os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social; Em Betim: Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação; Em Contagem, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Sistemas de Informação; Em Poços de Caldas, Administração, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Fisioterapia e Medicina Veterinária.

Metodologia

O Guia do Estudante avalia apenas os cursos superiores que atendem aos seguintes critérios:

- Ter a titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, em que são consideradas prioritariamente as licenciaturas);

- Data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2011;

- Ser presencial;

- Ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

- Não são consideradas as habilitações; o Guia do Estudante avalia o curso como um todo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição.

Coordenadores dos cursos que serão avaliados respondem a um questionário eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Essas informações são disponibilizadas aos pareceristas para auxiliá-los no processo de avaliação. O corpo de consultores do GE é formado, basicamente, por docentes e coordenadores de curso. Têm preferência os consultores que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

...

quarta, 08 de outubro / 2014

 


 

Pós-graduação PUC Minas para professores em Poços de Caldas


Inscrições abertas até 17/11




 




A PUC Minas oferece pela primeira vez em Poços de Caldas a pós-graduação lato sensu na modalidade semipresencial, com foco na formação de professores. Os cursos que serão ofertados em Poços de Caldas são: Ensino de História, Formação de Professores para o Ensino Superior e Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento. As inscrições podem ser feitas até 17 de novembro pelo site www.pucpcaldas.br.


A modalidade semipresencial se diferencia por oferecer aulas presenciais, nos períodos de férias escolares, e disciplinas a distância. O novo formato é uma atualização do Prepes – Programa Regional de Especialização de Professores de Ensino Superior – que, por mais de 35 anos, formou milhares de professores.


Além da oferta em Poços de Caldas e em Belo Horizonte, a PUC Minas oferece pós-graduação semipresencial para professores também em Ipatinga. Os cursos oferecidos para o 1º semestre de 2015 são nas áreas: Biologia, Educação, Educação Física, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Idiomas, Inclusão, Matemática e Sociologia.


 


 


Mais informações:






http://www.pucminas.br/pos-semipresencial/2015-01/


...

terça, 07 de outubro / 2014
As inscrições para o Vestibular PUC Minas do 1º semestre de 2015 estão abertas pela internet. Para aqueles que irão participar do processo seletivo por meio de provas, as inscrições poderão ser feitas até esta quarta-feira, 8 de outubro. Para aqueles que irão utilizar a média da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2009 a 2013, as inscrições poderão ser feitas até 21 de outubro.
...

segunda, 08 de setembro / 2014
Curso de Relações Internacionais chega à PUC Minas em Poços de Caldas Em alta no mercado de trabalho, o curso de Relações Internacionais da PUC Minas recebeu cinco estrelas – nota máxima– em avaliação de cursos superiores feita pelo Guia do Estudante, da editora Abril. Serão oferecidas 60 vagas, no turno da tarde, para o primeiro semestre de 2015. O curso O curso forma bacharéis capazes de formular planos e pesquisas de inserção e projeção de governos, empresas, organizações privadas e públicas no plano internacional; executar estratégias e ações de intercâmbio entre Estados, instituições estatais e não estatais, empresas públicas ou privadas e demais atores da sociedade civil situados em países e sociedades diferentes. Destaques do curso - Revista Fronteira: com trabalhos acadêmicos realizados por alunos. - Minionu: programa de simulação das Nações Unidas. - Conjuntura Internacional: site de análises internacionais. - CSC – Centro de Serviços de Carreiras: articula formação acadêmica e prática profissional das Relações Internacionais. - Laboratório de Projetos e Pesquisas: integra as atividades de ensino, estudo e pesquisa do curso para gerar metodologias aplicadas à intervenção no cenário internacional.

Vestibular 2015
As inscrições para o Vestibular PUC Minas do 1º Semestre de 2015 já estão abertas, pela internet no www.pucminas.br. Para aqueles que irão disputar o processo seletivo por meio de provas, as inscrições poderão ser feitas até 8 de outubro. Para os que irão participar do concurso por meio da média da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2009 a 2013, as inscrições poderão ser feitas até 21 de outubro.
...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.701-355 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200