Notícias
segunda, 23 de setembro / 2013
Coincidindo com os 55 anos da PUC Minas, o Museu de Ciências Naturais da Universidade reabrirá a visitação ao público no dia 13 de dezembro deste ano, quando será concluída a reforma das instalações, em função de incêndio em janeiro último.

A novidade será a exposição, no terceiro andar, do corpo do gorila Idi Amin, famoso habitante do zoológico de Belo Horizonte. De acordo com o coordenador do museu, professor Bonifácio José Teixeira, o público poderá visitar todas as exposições, que permanecerão nos mesmos locais: no primeiro andar, a Era dos Répteis, que será ampliada; no segundo, Peter W. Lund: memórias de um naturalista, A Grande Extinção: 11 mil anos e Vida no Cerrado; e, no terceiro andar, a exposição Fauna Exótica e a Vida na Água. A caverna, que simulava o ambiente em grutas exploradas pelo naturalista e paleontólogo dinamarquês Peter Lund na região de Lagoa Santa, será reconstruída posteriormente. O planetário, que permite a observação astronômica, ganhará instalações ao lado do auditório. O museu possui uma das mais importantes coleções de fósseis das Américas, com 70 mil peças, que não foi atingida pelo incêndio. 

Outras informações: (31) 3319-4152.
...

segunda, 16 de setembro / 2013
As inscrições para o Vestibular 1º semestre de 2014 já estão abertas.  A PUC Minas em Poços de Caldas passará a contar, a partir do primeiro semestre de 2014, com o Curso de Engenharia de Produção. O curso já é oferecido na unidade no Barreiro e no núcleo universitário em Betim e obteve a nota quatro na avaliação do MEC. O mesmo projeto pedagógico será usado em Poços de Caldas, adaptado às realidades da região sul mineira. Para a primeira turma, serão 60 vagas. As aulas acontecerão no período diurno.

Além do Curso de engenharia de Produção, o campus já conta com os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Medicina Veterinária. No total, serão oferecidas 1010 vagas. O Curso de Arquitetura e Urbanismo dobrou o número de vagas ofertadas, de 60 para 120.

O processo seletivo pode ser realizado pelo sistema de provas e/ou pela média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2010, 2011 e 2012. Para aqueles que se candidatarem pelo sistema de provas, o valore de inscrição é de R$50. Para os que optarem por concorrer com a média obtida no Enem, o valor da inscrição é de R$30.

Das vagas em oferta para cada curso, turno e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por meio da realização de provas, e 15% aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por intermédio da média obtida no Enem. No número total de vagas oferecidas por curso e local já estão incluídas aquelas destinadas aos estudantes selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal. Será considerado, pela PUC Minas, para efeito de classificação, o melhor resultado obtido pelo candidato nessas edições do Enem, caso tenha prestado o exame em mais de uma dessas edições.

Provas
As provas para os candidatos aos cursos serão no dia 23 de novembro. As inscrições devem ser feitas, unicamente pela internet, no site www.pucminas.br e vão até às 23h59 do dia 21 de outubro. Outras informações: 0800-283-1030.

...

quinta, 12 de setembro / 2013

A PUC Minas em Poços de Caldas realiza, entre os dias 11 e 13 de stembro, o VIII Seminário de Extensão Universitária, com a participação de mais de 20 projetos de extensão da Universidade.

Este ano o seminário tem como tema a Extensão Universitária: caminhos para inovação, nesta edição, sete unidades e campi da PUC Minas terão atividades do VIII Seminário de Extensão simultaneamente, nos dias 12 e 13 de setembro. São elas: Coração Eucarístico, Barreiro, Betim, São Gabriel, Poços de Caldas, Contagem e Arcos.

Em Poços de Caldas, no dia 11, haverá uma apresentação cultural com o grupo de dança hip-hop, The Power Music Dance, na quadra de esportes, no prédio 1. Nos dias 12 e 13, no auditório 2, serão apresentados os trabalhos que o campus vem desenvolvendo junto à comunidade, com relatos de experiência e debates.

A Extensão é um dos três pilares da Universidade, que leva as atividades da PUC Minas até a comunidade, com o objetivo de promover a cidadania, a inclusão e o desenvolvimento social.

O evento é gratuito. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro, na Coordenação de Extensão, ou nos dia 12 e 13, em frente ao auditório 2. Mais informações: http://www.pucminas.br/proex/viii_seminario/ ou pelo  3729-9246

 

Clique aqui e confira a programação

...

quarta, 11 de setembro / 2013
A PUC Minas em Poços de Caldas passará a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2014, o Curso de Engenharia de Produção. O curso já é oferecido na unidade no Barreiro e no núcleo universitário em Betim e obteve a nota quatro na avaliação do MEC. O mesmo projeto pedagógico será usado em Poços de Caldas, adaptado às realidades da região sul mineira.

O Curso de Engenharia de Produção da PUC Minas oferece uma formação tecnológica e humanista. Os alunos vão estudar novas tecnologias de organização do trabalho, vida financeira empresarial e novos modelos de gestão, além dos aspectos técnicos da engenharia de produção. O engenheiro de produção pode atuar em organizações manufatureiras e de construção, como empresas siderúrgicas, de mineração e automotivas e nas empresas de serviços, no campo da consultoria ou logística ou até em instituições financeiras.

Para a primeira turma, serão ofertadas 60 vagas, para o Vestibular 1º/2014, com inscrições de 16 de setembro até às 23h59 do dia 21 de outubro de 2013.  As aulas serão no período diurno. Inscrições pelo site www.pucminas.br.
...

terça, 10 de setembro / 2013

A PUC Minas está novamente entre as dez universidades brasileiras na preferência das empresas na hora de contratar formados, ocupando a sexta posição. A lista, encabeçada pela Universidade de São Paulo (USP), integra o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 9 de setembro. Participaram da pesquisa 1.681 executivos da área de recursos humanos de empresas de todo o Brasil, que foram perguntados a respeito de quais universidades eram os formandos que as organizações mais contratavam. Foram analisadas pelo ranking 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados.

Na avaliação do mercado, o Curso de Enfermagem da Universidade ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Em segundo lugar nesse quesito, os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia. Em quarto, os cursos de Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis. Em quinto lugar, os cursos de Biologia, Direito, Engenharia Mecânica, Fisioterapia e Letras (Português/Literatura/Letras Estrangeiras).

Entre as características comuns às universidades privadas entre as dez instituições de ensino superior com maior aceitação no mercado de trabalho nas 30 carreiras analisadas, estão a flexibilidade para atualizar projetos pedagógicos de cursos, a avaliação constante de aulas/professores e programas de estágios robustos, que aproximam os alunos das empresas.

Minas Gerais

Considerando-se somente as universidades privadas em Minas Gerais, dos 30 cursos avaliados pelo ranking, ficaram em primeiro lugar, no quesito avaliação de mercado: Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Matemática, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Considerando-se também as universidades públicas do Estado, os cursos de Psicologia e Serviço Social ficaram em primeiro lugar nesse quesito e a grande maioria em segundo.

Na avaliação do ensino, ficaram em primeiro lugar entre as universidades particulares do Estado os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Economia, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Jornalismo e Nutrição.

Ranking geral

Considerando-se os quesitos qualidade de pesquisa, internacionalização (novo quesito), inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado, do ranking do ano passado para o deste ano, a PUC Minas saltou da oitava para a quinta posição entre as melhores universidades particulares brasileiras.

No ranking geral, a PUC Minas ficou em 41º lugar entre as 192 universidades públicas e privadas. Na classificação geral das melhores universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor, seguida pela UFRJ e UFMG. Mais informações no www.folha.com/ruf.

Neste ano, o RUF incluiu, entre as novidades, três indicadores destinados a aferir a inserção internacional das universidades; no quesito avaliação do mercado, aumentou de 20 para 30 o número de cursos com mais estudantes matriculados; e, no quesito ensino, ouviu avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), incluiu indicador de professores doutores, indicador de professores em regime de dedicação integral e incluiu a nota dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200