Edição Atual - Janeiro/Dezembro 2014

A revista Gestão & Conhecimento passou, a partir do ano de 2013, a ter uma única edição anual. Para manter as referências dos autores e leitores os artigos anteriores serão mantidos nos mesmos links que foram publicados originalmente.

A seguir, os artigos publicados no ano de 2014.

Estudo do mercado de eventos e eventos turísticos no município de Poços de Caldas

Airton Carvalho da Cruz Junior, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fernando Santos Eduardo, Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (fernando@pucpcaldas.br)
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente artigo teve como objetivo compreender a atual situação do mercado de eventos e eventos turísticos na cidade de Poços de Caldas sob o ponto de vista da oferta. Para tanto, utilizou-se os processos de pesquisa bibliográfica, para aprofundar no tema, e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, para reunir as informações que formaram o objeto de análise. A amostra da pesquisa consistiu em seis empresas de reconhecida atuação na área e sede no município. Como principais resultados, pode-se observar um mercado consolidado com atuação de profissionais experientes, mas com dificuldades de desenvolvimento devido à infra-estrutura disponível na cidade e a dependência das leis de incentivo para custear os eventos. Por fim, foram sugeridas algumas ações iniciais para que o setor possa se desenvolver levando em consideração suas necessidades.

Lazer LGBT em Poços de Caldas: um breve estudo

Aline Aparecida da Silva Freitas, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo consiste na análise do perfil e na satisfação do público LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) da cidade de Poços de Caldas com relação ao lazer direcionado especificamente ao público homossexual. E mesmo com a importância do lazer e o seu direcionamento de acordo com o perfil do público para a motivação, participação e o estimulo ao consumo de suas atividades, o lazer direcionado ao público LGBT ainda se mostra pouco explorado. Paradigmas e preconceitos ainda precisam ser quebrados com relação a este público que vem se mostrando cada vez mais presente e busca cada vez mais seu espaço na sociedade. Com o auxilio de uma pesquisa quantitativa, foi possível colocar em análise o perfil do público LGBT de Poços de Caldas, se mostrando na sua grande maioria de faixa etária jovem, e também a sua satisfação com relação ao lazer destinado ao público em questão.

O uso de produtos a base de polietileno (PET) na construção civil: um estudo diagnóstico no município de Poços de Caldas

Aline Tomaz Aragon, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este projeto procurou identificar quais são as potencialidades de uso dos produtos a base de polietileno (PET) na construção civil. Setores como os de utilidades domésticas, brinquedos e construção civil, até aos que empregam tecnologias mais sofisticadas, como os de saúde, informática, eletrônicos, automóveis e aviação, entre outros, vêm ampliando a utilização desta matéria-prima nos seus produtos e no caso particular da construção civil, desde as instalações hidráulicas e elétricas até ao acabamento de uma obra como em revestimentos de pavimentos e caixilharias, o polietileno tem se revelado como elemento fundamental para o setor de construção civil, embora nem sempre aparente, como no caso das tubulações, que se escondem atrás das paredes e em certos casos disfarçados como em pisos ou telhas que imitam peças de cerâmica. A metodologia aplicada no processo de investigação foi utilizada um estudo descritivo, sendo uma pesquisa qualitativa e de campo. Existe um grande nicho no mercado para os produtos a base de polietileno, e o grande potencial que esse material possui e que não é utilizado abre um grande leque de oportunidades.

Análise de mercado no setor de peças de caminhão

Camila Loiola Diniz, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Quando se trata de competitividade, as empresas precisam estar atentas quanto às mudanças repentinas do mercado que ditam seus futuros. Este trabalho aborda a pesquisa de mercado, ferramenta indispensável para acompanhar as mudanças de cenário, e seus resultados tanto quanto positivos para a organização, bem como o mercado de peças de caminhão na cidade de Poços de Caldas. Foi elaborada uma pesquisa por meio de entrevistas, em alguns segmentos do setor para avaliar a possibilidade de haver na cidade mais uma revenda de peças de caminhão, que se mostra um setor interessante para prospecção.

Influência das propagandas no consumo dos jovens universitários em Poços de Caldas-MG

Carla Andrade Costa, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. José Mílton Garcia, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho se propõe a identificar como as propagandas interferem no consumo dos jovens universitários, observando o crescente consumo desta classe. O trabalho se desenvolverá apresentando como a ferramenta da propaganda é importante para o aumento do consumo, como e quais são as formas e mídias utilizadas pelas empresas, sobretudo aquelas que têm como público alvo os jovens, para atingirem os objetivos de vendas de produtos e serviços através da propaganda, e como o jovem recebe as informações que lhes são transmitidas através dessa ferramenta. O trabalho demonstrará, através de pesquisa qualitativa, quais são as formas de propaganda e as mídias mais importantes para os jovens universitários, tendo como amostragem os poços-caldenses que se enquadrem nesse perfil. O objetivo geral do trabalho é auxiliar as empresas que têm como alvo os jovens a respeito de seus gostos e interesses.

O perfil do empreendedor no município de Divinolândia

Dany Fraile, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O principal desafio do mercado atual é saber discernir dentro do empreendedorismo o que leva o empreendedor a se destacar. Assim sendo, este artigo apresenta um estudo quantitativo, desenvolvido através de pesquisa realizada com 56 empreendedores do município de Divinolândia – SP que teve como objetivo identificar alguns pontos fundamentais relacionados ao perfil dos mesmos, através de informações como gênero, idade, estado civil, residência, se possuem filhos, seu grau de formação, tempo de vida da empresa, função desempenhada na empresa, razão de se tornar empreendedor, se recebeu assessoria de algum profissional, se elaborou um plano de negócios, atividade que exercia antes de empreender, origem do investimento inicial da empresa, área em que encontra maior dificuldade para gerenciar a empresa e principalmente as características necessárias para se atingir o sucesso, como conhecimentos, habilidades, atitudes e talentos, segundo os mesmos. Considerando todos estes fatores e de acordo com a pesquisa desenvolvida e analisada, este artigo levantou informações específicas dos empreendedores do município, que podem vir a ser úteis, para eventuais programas de capacitação e formação empreendedora no município, fato que pode ser dinamizado pelo governo municipal, consciente da importância que as pequenas e médias empresas podem oferecer para sua economia, caracterizando-se cada vez mais como grandes geradoras de emprego e renda.

O consórcio como forma de captação de recursos ou financiamento para as empresas

Denis Daniel Prates, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Francisco de Paula Oliveira, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta algumas linhas de crédito para pessoa jurídica, em que se encontra o segmento de consórcio, para entender suas funcionalidades e aplicabilidades. Procurou-se entender as características que o produto tem que o diferencia das formas de poupança, financiamento, ou captação de recursos. Foi apresentada uma comparação entre esses produtos financeiros a fim de identificar as vantagens e desvantagens de lançar mão de uma carta de consórcio. Especificamente foi estudado o consórcio como forma de captação de recursos financeiros, na modalidade em que o consorciado aliena um bem seu a fim de resgatar o crédito em espécie, pagando por isso apenas a taxa de administração e outras, de acordo com a legislação, não assumindo, assim, a onerosidade de um refinanciamento, por exemplo. Para isso, analisou-se a aquisição de algumas cartas de crédito de clientes da Falcão Representações, cujo objetivo foi captar recursos financeiros para investir em negócios corporativos. Por fim, apresenta as considerações finais do autor, as quais abordam a viabilidade do negócio considerando o mercado de crédito atual.

Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade

Érika Albina Daniel, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização das ferramentas de qualidade. O objetivo deste estudo é analisar a aplicação das ferramentas da qualidade em estudos de caso. Para isso, será exposta a concepção do conceito de qualidade, seguida pela evolução histórica da gestão da qualidade até o surgimento do sistema de gestão da qualidade. Destaca-se ainda a certificação desse sistema pela norma ABNT NBR ISO 9001, e as ferramentas da qualidade. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica de materiais sobre o assunto e pesquisa qualitativa realizada através de análise de estudos de casos. O resultado da pesquisa possibilitou descrever a aplicação das ferramentas da qualidade em empresas, o que buscam e a finalidade que as utilizam.

Gestão de pequeno negócio: um estudo dos processos administrativos do Salão Valdete e Cia

Érika de Faria Isaac, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Um trabalho com olhar para micro e pequenas empresas que também podem se caracterizar em familiares. O estudo tem como objetivo analisar os processos administrativos do Salão da Valdete e Cia, expondo a situação atual da empresa, identificando as dificuldades administrativas, juntamente com os pontos positivos e negativos na gestão de uma organização e sugerindo ações de melhorias para a empresa estudada. Durante está análise foi possível observar que esta empresa se caracteriza como micro e pequena empresa e assim como outras que se enquadram nessas características oferecem significativa contribuição para a economia nacional. Foi possível observar que a empresa não possui CNPJ o que acarreta a informalidade e fornecedores a altos custos e o controle existente é precário. Desta forma foi possível sugerir ações de melhorias, formalizando o CNPJ e aplicar na empresa um plano de marketing.

Lazer e empresa: Uma análise das publicações nacionais

Graziele de Souza Muniz, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse estudo diz respeito ao tema lazer ligado diretamente às empresas. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar as publicações brasileiras que apresentam como temática o lazer e a empresa. Como delineamento metodológico este artigo compreende a utilização de pesquisa bibliográfica, cuja coleta de dados se deu por meio de bases de dados científicas, considerando o período dos últimos dez anos. A temática foi desenvolvida sobre o conceito de autores consagrados que nos apresenta o lazer como uma série de atividades que o ser humano pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais. O lazer é uma escolha individual, ajuda a sair da rotina, é benéfico para a saúde e é buscado com a intenção de trazer prazer e satisfação. O lazer também é visto como uma ferramenta de gestão, pois o lazer nas organizações é capaz de contribuir significativamente para a qualidade de vida no trabalho, além de beneficiar diretamente a própria organização. A implementação de programas de lazer é considerada benéfica tanto para o indivíduo como para a própria organização, e isso porque essa iniciativa favorece o desenvolvimento de um clima em que o trabalhador se sente parte da organização.

A percepção dos usuários da linha São Bento/Estação Sul sobre a qualidade do transporte coletivo urbano por ônibus na cidade de Poços de Caldas- MG

Jéssica Feltrin, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo a identificação da percepção dos usuários da linha São Bento/Estação Sul sobre a qualidade do transporte coletivo urbano da cidade de Poços de Caldas. O transporte público urbano é essencial para o desenvolvimento social e econômico das cidades, por isso a importância de oferecer níveis satisfatórios de qualidade que atendam às necessidades dos usuários. Para realização da pesquisa foram aplicados questionários a usuários desta linha para que classificassem o seu grau de satisfação em relação a cada fator de qualidade apresentado. À luz das informações coletadas foram identificados aspectos positivos e negativos do serviço prestado. Em relação aos aspectos negativos eles se resumem em: críticas às baldeações realizadas (fator acessibilidade), ao intervalo de 40 em 40 minutos entre dois ônibus da mesma linha (fator frequência) e ao preço da atual tarifa (fator tarifa).

Análise dos Processo de Produção e Utilização do FMEA na Linha de Datacom na Phelps Dodge Brasil Ltda

João Henrique Batista, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Francisco de Paula Oliveira, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Trata-se de uma pesquisa ação realizada na Phelps Dodge Brasil Ltda. na planta de Poços de Caldas e teve como intuito analisar os processos de produção da unidade Datacom. Houve participação de equipe multidisciplinar de forma abrangente e focada, como departamentos de Engenharia de Processos, Qualidade, Manutenção e Produção. O resultado esperado foi alcançado, com diagnóstico dos modos de falhas e seus efeitos na produção utilizando como ferramenta principal o FMEA. Tomadas as medidas de controle para estabilização do processo produtivo, ganhos produtividade e satisfação dos clientes com qualidade e tempo certo. A área de produção recém-inaugurada, com operadores e manutentores novatos, máquinas e produtos novos, o que tornou um campo fértil para análise. O cabo produzido requer cuidados especiais em termos de complexidade e fragilidade, com muitas variáveis de processo para controle e providências imediatas. Houve redução do índice de materiais não conforme, maior celeridade do processo e menos retrabalho, além do estabelecimento parâmetros de produtividade e qualidade mais rigorosos, com a confiança para implantação de mais um turno de produção.

Estudo sobre as aplicações da ferramenta Análise de Envoltória de Dados (DEA)

João Paulo Passoni, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste artigo serão apresentados os conceitos básicos da Análise Envoltória de Dados (DEA), a diferenciação dos modelos CCR e BCC e uma análise de exemplos práticos de aplicação desta ferramenta em diferentes segmentos. Além disso, o artigo mostra 5 aplicações selecionadas da literatura para exemplificar possíveis usos do método e discute sua aplicabilidade na prática. Os artigos foram selecionados pelo cumprimento dos critérios: apresentar um estudo de caso, conter definições claras das variáveis utilizadas, apresentar uma revisão teórica do modelo utilizado, e a presença de uma discussão do resultado obtido. No final apresentar a análise dos resultados obtidos, fazendo uma comparação entre os artigos e mostrar suas particularidades.

Estudo da variação da demanda de mídia no jornal Mantiqueira na cidade de Poços de Caldas aos longo de seus 37 anos

Juliana de Jesus Santos Silva, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo percorre a história do jornal impresso no Brasil, mostrando sua evolução, descrevendo sua situação atual e apresentando tendências para o mercado da mídia impressa frente aos avanços tecnológicos, o estudo se detém ao comportamento da demanda publicitária no Jornal Mantiqueira, com trinta e sete anos atuando na cidade de Poços de Caldas – MG, utilizando uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, por meio de dados secundários, com medições periódicas, nos jornais publicados em centímetro por coluna cm/col., identificando a tecnologia disponibilizada com aquisição de equipamentos como responsável pelo aumento da demanda publicitária e, aferindo as semelhanças e diferenças com tendências traçadas por especialistas da área, apresentando resultados diferentes da bibliografia estudada e, para refinamento dos resultados foram entrevistados clientes e ex-clientes do jornal.

Estudo de implementação do sistema TPM na indústria de alimentos e seus ganhos

Leandro Martins Alves, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Francisco de Paula Oliveira, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente artigo aborda a importância de uma boa gestão da manutenção e performance da manufatura e o correto aproveitamento dos recursos de uma empresa como forma de agregar maior valor aos bens e serviços produzidos, com preço acessível e boa qualidade. Diante do desafio de dobrar sua produção e faturamento entre os anos de 2006 e 2010, uma grande empresa alimentícia localizada no estado de Minas Gerais se viu obrigada a reestruturar seu sistema de manufatura e implantar novos controles e processos que pudessem garantir este crescimento, sem aumentar demasiadamente seus custos e não tornar seus produtos inacessíveis aos consumidores. Para que não fossem necessários altos investimentos para compra de equipamentos, provocando um aumento no custo dos produtos, a empresa decidiu iniciar a implementação da Manutenção Produtiva Total (TPM) para atingir o aumento da eficiência operacional de seus equipamentos, resultando em uma produção maior, no mesmo período de tempo e com os mesmos custos fixos de fabricação. O aumento na eficiência permitiu o aumento de capacidade e alavancou o crescimento da empresa, gerando maior rentabilidade e garantindo investimentos que suportassem a continuidade do crescimento do negócio.

Identificação dos critérios de motivação para a compra de seguros em Poços de Caldas

Luís Felipe Paioletti Silva, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A cidade de Poços de Caldas representa um importante pólo econômico para a região Sul de Minas Gerais. Além disso, nos últimos anos uma grande parcela população passou a ter acesso a diferentes serviços, entre eles o seguro. Sendo assim propõe-se observar e descobrir os critérios de motivação para a compra de seguros no município, por meio do estudo de temas pertinentes e a utilização de metodologia qualitativa. Procedeu-se a realização de entrevistas com pessoas que já possuem seguro, que nunca possuíram, e que já possuíram, mas o deixaram de fazer. Foi constatado que o nível de conhecimento e a consciência sobre a importância do seguro para uma parcela da população ainda é relativamente baixa, podendo acarretar problemas aos consumidores desavisados. Foi observada a possibilidade da criação de uma cartilha, que busca divulgar para os interessados, as características e particularidades do seguro. Concluiu que apesar do aumento do mercado segurador, o conhecimento do consumidor ainda é baixo, sendo que seriam necessários esforços de todos os envolvidos no processo, desde o consumidor até o corretor/outro meio de comercialização, para que realmente a cultura de prevenção estivesse na consciência do consumidor.

Análise da gestão da Organização Sem fins lucrativos Associação Metodista de Ação Social - AMAS: um estudo em Poços de Caldas.

Marcela de Souza Siqueira Sales de Medeiros, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo tem por finalidade avaliar a gestão da organização sem fins lucrativos – Associação Metodista de Ação Social (AMAS/PC), com o intuito de demonstrar a importância dos modelos de gestão das organizações componentes do terceiro setor, que sejam capazes de gerar crescimento e auto-sustentabilidade. Passando pela conceituação do que vem a ser o terceiro setor, serão abordados o cenário em que se inserem as organizações sem fins lucrativos, seus objetivos e ações, bem como os modelos de gestão apropriados a este setor. Através de pesquisa bibliográfica, e realização de entrevistas semi-dirigidas, aplicada ao presente estudo para obtenção dos resultados, enfrentando os objetivos do trabalho em questão, abordando, por fim, o estudo de caso realizado na organização sem fins lucrativos referida. Os resultados apontam para a reflexão da importância de modelos de gestão adequados ao Terceiro Setor, no intuito de direcioná-lo para o seu real objetivo.

O Benchmarking como ferramenta de gestão: um estudo em departamentos de viagens corporativas nas empresas.

Marcela Ferreira, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Considerando o Turismo como uma atividade econômica de grande expansão no Brasil e no mundo, bem como um de seus principais segmentos, o Turismo de Negócios, o presente artigo vem constatar que muitas empresas têm procurado identificar melhores formas de lidar com suas viagens corporativas, na busca de qualidade e menores custos, propiciando o surgimento de parcerias e a criação interna de departamentos destinados a administração deste serviço. A fim de explicar em que consiste uma área que objetiva a gestão das viagens corporativas numa organização, o benchmarking foi utilizado como ferramenta essencial, tornando possível identificar as melhores práticas de cada departamento estudado em cinco diferentes empresas e mostrando, neste sentido, a importância deste instrumento de gestão, buscando-se o que é praticado de melhor e mais eficaz no mercado. Para tal, utilizou-se de questionários enviados a funcionários destas empresas, constituindo uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória. Como resultado, identificou-se principalmente, que as empresas em geral, ainda não estão prontas para expor seus processos através de benchmarkings, apesar de todosos benefícios que esta ferramenta apresenta para todos os lados.

Análise das funções clássicas do administrador no contexto da Igreja do Evangelho Quadrangular de Poços de Caldas

Miriã Bastos Figueiredo de Oliveira, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi criada por Aimée Semple McPherson no dia 1o de janeiro de 1923 nos Estados Unidos da América. Em Poços de Caldas, a igreja foi criada em 1954, pelo pastor Harold Edwin Williams. O presente trabalho almejou estabelecer uma comparação entre as Funções Clássicas da Administração, trazendo conceitos de Henri Fayol (1841 – 1925) sobre as funções administrativas e as práticas de gestão da Igreja do Evangelho Quadrangular. Para isto, foram entrevistados os pastores da igreja na cidade de Poços de Caldas, com perguntas abertas e voltadas para as funções administrativas. Muito embora haja certa dificuldade de se visualizar uma igreja como uma empresa, ambas possuem aspectos semelhantes, pois nelas há a necessidade de planejar atividades, desenvolver liderança, motivar pessoas e controlar. Os resultados mostraram que os pastores aplicam os conceitos clássicos da administração nas práticas da gestão da igreja.

Utilização de AHP para avaliação de oportunidades de novos negócios em Águas da Prata - SP

Pedro José Moreira de Lima, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Atualmente vive-se em um mundo que informações e conhecimentos são gerados rapidamente e necessitam de tomadas de decisões e respostas quase que simultaneamente de modo objetivo e profícuo, visto também a dificuldade existente para a escolha quando se tem varias opções, para isto foram desenvolvidas ferramentas que auxiliam empreendedores neste processo decisório. Neste intuito, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito identificar no município de Águas da Prata – SP possíveis oportunidades de negócios e serviços utilizando o método AHP para auxiliar no processo decisório. Com o estudo desenvolvido foi possível apresentar seu funcionamento, suas características e sua aplicação. Por se tratar de um método que segue uma estrutura hierárquica hábil no qual primeiramente tem que definir o objetivo geral a ser alcançado e para satisfação e sucesso do método deve se desenvolver critérios e alternativas, sendo estas diversas opções de escolhas para futuros empreendimentos no município, os resultados obtidos foram relevantes e surpreendentes visto a alternativa escolhida.

Complexidade, caos e empreendedorismo: uma análise das diferentes visões do processo empreendedor

Rubens Mussolin Massa, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo objetiva associar os estudos sobre empreendedorismo aos princípios da teoria da complexidade. E, desta maneira realizar conexões que forneçam subsídios teóricos que permitam que o estudo acadêmico do processo empreendedor aproxime-se das reais necessidades de quem cria um novo negócio, considerando a incerteza inerente. Para isto, é realizada uma análise crítica das diferentes visões do processo empreendedor presentes na literatura sob a ótica complexa. Conectando diferentes áreas de conhecimento, intenta-se contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo enquanto ciência, colaborando para a construção de uma abordagem multidimensional do tema, como pressupõe o modelo científico. Para tanto é utilizada a seguinte estrutura: na seção 1 é realizada a introdução; na seção 2 é descrita a metodologia; na seção 3 é apresentado o referencial teórico com os conceitos importantes para a realização da pesquisa; na seção 4 são realizadas as conexões entre os campos de conhecimento, e na seção 5, finalizando, são apresentadas as conclusões do estudo.

Ócio e negócio: uma relação possível

Sinara Camargo Ferreira dos Santos, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Luciane Ghiraldello, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Considerando-se a relação ócio e negócio como uma das questões a ser discutida em relação às empresas na sociedade atual, o artigo apresenta como objetivo compreender como esta relação se configura nas empresas. O assunto foi analisado a partir de uma breve visão histórica através de pesquisa bibliográfica, com a utilização de obras clássicas da área do lazer. Além disso, realizou-se uma pesquisa de levantamento com a identificação de empresas que se utilizam do lazer como ferramenta de gestão, verificando como a relação ócio e negócio vem sendo utilizada por elas. O estudo constatou que é possível utilizar esta relação ócio e negócio como ferramenta estratégica de gestão, influenciando no aumento da produtividade, do retorno financeiro e de idéias para o desenvolvimento de novos produtos; ainda, instiga a criatividade, auxilia no desenvolvimento do indivíduo que trabalha e em seu bem-estar, desenvolve uma educação para mente ativa e para o capital intelectual. As características e o modelo de gestão dos ambientes organizacionais influenciam na forma com que as pessoas poderão atuar: se apenas como indivíduo passivo ou como indivíduo ativo e cidadão atuante, tão relevante para ele próprio, fundamental às organizações e a sociedade.

Estudo da utilização das redes sociais digitais nas empresas brasileiras

Vanessa Oliveira Carvalho, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo pretende apresentar um estudo sobre a utilização das redes sociais digitais pelas empresas brasileiras, tendo como objetivo identificar como as empresas usufruem dessas redes e quais as vantagens e riscos das mesmas. Para isso, estruturou-se uma linha do tempo referente à criação da internet e dos fatos ocorridos durante este período. Demonstrou a crescente utilização das redes sociais e a importância das empresas estarem presentes neste meio, a fim de proporcionar principalmente um canal direto com seus clientes. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas sobre o assunto e pesquisa quantitativa realizada através de questionários aplicados com 240 empresas brasileiras. O resultado da pesquisa possibilitou alcançar os objetivos propostos.

HOBBUSINESS: Transformando diversão em dinheiro!

Willian Souza Siqueira, Ex-Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.Sc. Fábio Guilherme Ronzelli Murback, Professora do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Hobbusiness é uma nova ideia, interpretável como uma oportunidade profissional, que tornar-se aproveitável por pessoas que praticam algum tipo de hobby, geralmente realizada como distração ou divertimento, consequentemente gerando fonte de recursos. Contudo, tal atividade deve possuir alguma disposição para o empreendedorismo, para que se desenvolvam novas oportunidades através da realização de atividades relacionadas a esse tipo de distração. Essa ideia pode ser definida como o “Empreendedor” que se utiliza dos hobbies para gerar bons negócios.