Notícias
sexta, 11 de outubro / 2024

Aluna do sétimo período do Curso de Fisioterapia, Lara Bittencourt representa o país na modalidade há cinco anos

 

Lara Bittencourt Moisés, de 22 anos, está no sétimo período do Curso de Fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas e tem se destacado como atleta da Seleção Brasileira de Cricket. Natural de Poços de Caldas, a jovem defende as cores do país desde 2019 e já conquistou dois campeonatos Sul-Americanos; em 2019 e 2024.

Lara começou a praticar cricket aos 13 anos, por meio de um projeto social que era desenvolvido na escola onde estudava, o Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza. Com o passar do tempo, as habilidades evoluíram e logo a atleta começou a treinar intensamente na Caldense antes de chegar à Seleção.

A aluna também atuou pelo time municipal de Poços de Caldas, mas hoje se dedica exclusivamente aos estudos e, enquanto atleta, à Seleção Brasileira. “Essa é sem dúvidas uma das partes mais difíceis, principalmente por questão de tempo, com aulas na faculdade, campeonatos e compromissos que temos como Seleção. Porém não é impossível, acredito que demanda uma certa disciplina a mais para seguir uma rotina, mas tudo acaba dando certo”, afirma.

A função principal da atleta é bowler (a arremessadora do time). O arremesso no qual Lara é especialista é chamado off spin que é caracterizado pelo efeito que é dado à bola, com o intuito de fazê-la mudar de direção quando toca o chão. No entanto, a jogadora também desempenha a função denominada de all rounder. Nesta posição, a atleta consegue cumprir diversos papeis táticos dentro de campo.

“Tem sido cada vez mais gratificante poder crescer junto com esse esporte. Uma das coisas que mais gosto sobre o Cricket Brasil é que entre todos os países do mundo, o Brasil foi o primeiro a assinar contrato com a equipe feminina antes da masculina, mesmo em um mundo onde a modalidade masculina domina.  Por ser um esporte pouco conhecido ainda no Brasil, eu pude realmente ver o quanto tem crescido e como agora nosso papel de Seleção é inspirar as crianças que estão começando onde a gente começou, nos projetos. Mostrar para elas que qualquer pessoa pode jogar cricket e crescer dentro dele. Não precisa ser só meninos, não precisa ter certo tipo de corpo, só precisa ter vontade e determinação; o resto vem de consequência”, enfatiza.

Pela Seleção, Lara Bittencourt foi bicampeã sul-americana (2019 e 2024); ficou em segundo lugar nas Qualificatórias americanas para a Copa do Mundo de 2021 e obteve a sexta colocação no Kwibuka Women’s Tournament, torneio sub-20 realizado em 2022, em Ruanda. De acordo com a atleta, o próximo objetivo da equipe é conseguir um bom resultado nas Qualificatórias da Copa do Mundo, em março de 2025, para garantir vaga no torneio mundial.

“A expectativa está alta para ganharmos. Nosso time tem se preparado bastante com foco total nesse campeonato e chegar mais perto do sonho de estar em uma Copa do Mundo”, acrescenta.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

segunda, 30 de setembro / 2024

Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até 14 de outubro

 

Foi publicado pela PUC Minas Poços de Caldas o edital de convocação para o processo seletivo de residência médica 2024 para o início das atividades em 2025. São oferecidas seis vagas para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade, por meio do programa com Entrada Direta (graduação concluída em medicina até 28 de fevereiro de 2025). No total, o programa tem a duração de dois anos. O edital completo pode ser acesso por meio deste link.

Os profissionais selecionados para atuar no programa receberão uma bolsa financiada pela PUC Minas e um complemento pago pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a título de valorização do médico residente e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.  

As inscrições e o envio da documentação do currículo devem ser feitos exclusivamente pela internet até às 18h do dia 14 de outubro de 2024 no endereço: www.aremg.org.br. No site, é preciso selecionar a opção “Processo Seletivo”.

Antes de começar a inscrição, o candidato deve providenciar cópias digitalizadas do documento de identificação com foto (frente e verso) e o do comprovante que atenda ao requisito (diploma ou registro no CRM ou comprovante que completará o curso de medicina até 28 de fevereiro de 2025 para programas com entrada direta). Esta documentação deve ser enviada via sistema, assim como a cópia de todos os documentos para avaliação curricular. A lista de todos os documentos exigidos também está disponível no edital.

Candidatos com apenas a graduação em medicina poderão se inscrever somente para uma vaga com Entrada Direta por instituição. Já os candidatos que tenham concluído residência médica credenciada pela CNRM ou que vão concluí-la até o dia 28 de fevereiro de 2025, poderão fazer uma inscrição em Especialidade com pré-requisito ou Área de Atuação ou Anos Adicionais que exija pré-requisito, e uma inscrição em Programa de Residência Médica com Entrada Direta para cada instituição, desde que as inscrições impliquem na realização de, no máximo, duas provas.

As provas escritas serão aplicadas em Belo Horizonte, Uberaba e Goiânia no dia primeiro de dezembro de 2024. A previsão da divulgação dos resultados é dia 19 do mesmo mês. Já o resultado da avaliação curricular tem previsão de ser publicado em 21 de dezembro. O resultado final deverá ser divulgado em 30 de janeiro de 2025.

 

O processo seletivo

O processo seletivo será realizado em duas etapas classificatórias e eliminatórias. A primeira avaliação consiste em uma prova geral de conhecimentos médicos com valor de 90 pontos. A segunda etapa é composta por análise curricular padronizada com valor de dez pontos. A somatória dos pontos determinará a ordem de classificação desde que o candidato tenha obtido a nota mínima na prova e não tenha zerado na avaliação do currículo.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

quarta, 25 de setembro / 2024

Assessor de Relações Internacionais da PUC Minas, Prof. Dr. Fernando Santos Eduardo será o palestrante

 

A PUC Minas Poços de Caldas realiza, na próxima segunda-feira (30), a palestra “Carreira, intercâmbio e oportunidades internacionais”. O evento ocorrerá a partir das 09h, no auditório do Prédio 2. O palestrante será o assessor de Relações Internacionais da PUC Minas, coordenador do Curso Tecnólogo em Comércio Exterior e professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação pela mesma instituição, Prof. Dr. Fernando Santos Eduardo.

A palestra tem o objetivo de falar a respeito da importância de se obter um segundo idioma e se projetar profissionalmente à uma perspectiva global, mesmo agindo localmente. Além disso a proposta pretende apresentar a Assessoria de Relações Internacionais, as oportunidades de intercâmbio pela PUC Minas e aproveitar a oportunidade de sanar dúvidas de alunos e professores.

 

Sobre o palestrante

Prof. Dr. Fernando Santos Eduardo é graduado em Comércio Exterior pelo Unicentro Newton Paiva, MBA em Marketing pela UNA/Ohio University, Mestre em Administração com área de concentração em Comércio Internacional pela PUC Minas/ Fundação Dom Cabral e doutor em Ciências Empresariais com ênfase em Marketing Internacional pela Universidade do Minho/ Portugal.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

terça, 24 de setembro / 2024

As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até dia 04 de outubro

 

O Curso de Ciência da Computação da PUC Minas Poços de Caldas realizará uma série de seminários, com palestras e minicursos, que poderá contar com a participação do público externo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 04 de outubro por meio deste link. As aulas começam no mesmo dia, mas a data de início e o período de inscrição variam conforme o curso escolhido.

Os Seminários do Curso de Ciência da Computação são eventos promovidos pela Universidade com o objetivo de proporcionar aos alunos uma imersão em temas e tecnologias contemporâneas. As atividades são compostas por palestras e minicursos ministrados por professores especialistas da área. Os seminários fazem parte da grade curricular dos alunos matriculados nas disciplinas Seminários I a IV.

Pessoas do público externo interessadas em se inscrever devem ter, pelo menos, uma formação de programação de computadores básica. No total, são cinco minicursos oferecidos: Construção de páginas WEB com HTML, CSS e Javascript; Aplicações Front-End com React; Fundamentos em Ruby; Back-End com .NET e; Devops Docker.

 

Sobre os cursos

Construção de páginas WEB com HTML, CSS e Javascript

HTML, CSS e JavaScript são os pilares de construção usados em várias soluções tecnológicas atualmente para o ambiente web, assim, neste curso, serão ensinados os conceitos fundamentais sobre estes pilares através da construção de um jogo. CSS é chamado de Cascading Style Sheet e é usado para estilizar elementos escritos em uma linguagem de marcação como HTML. O CSS separa o conteúdo da representação visual do site. Pense na decoração da sua página. JavaScript é uma linguagem de programação que permite implementar itens complexos em páginas web — toda vez que uma página da web faz mais do que simplesmente mostrar a informação estática — mostrando conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, etc.

 

Aplicações Front-End com React

React é uma biblioteca JavaScript para a criação de interfaces de usuário — ou UI (user interface). Criado em 2011 pelo time do Facebook, o React surgiu com o objetivo de otimizar a atualização e a sincronização de atividades simultâneas no feed de notícias da rede social, entre eles chat, status, listagem de contatos e outros.

 

Fundamentos em Ruby

Ruby é uma linguagem de programação dinâmica e de código aberto que é conhecida por sua simplicidade e facilidade de uso. Ela é frequentemente utilizada no desenvolvimento de aplicações back end devido à sua capacidade de escrever código limpo. Com Ruby, os desenvolvedores podem criar aplicações web escaláveis e eficientes, além de integrar facilmente com bancos de dados e outras tecnologias.

 

Back-End com .NET

NET é uma plataforma de desenvolvedor composta por tools, programação de linguagens e bibliotecas para criar muitos tipos diferentes de aplicativos. Há várias implementações do .NET. Cada implementação permite a execução de código .NET em locais diferentes—Linux, macOS, Windows, iOS, Android e muito mais.

 

Devops Docker

Docker é uma plataforma revolucionária que permite aos desenvolvedores empacotar aplicações e suas dependências em contêineres portáteis, garantindo que funcionem de maneira consistente em qualquer ambiente, seja ele de desenvolvimento, teste ou produção. Com Docker, é possível criar, implantar e gerenciar aplicativos de forma mais eficiente, escalável e isolada. Nesta oficina, serão apresentados os fundamentos do Docker, desde a construção e gerenciamento de contêineres até a orquestração com Docker Compose e Docker Swarm.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

segunda, 16 de setembro / 2024

Em visita ao Campus, o Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva realizou a Celebração com a comunidade acadêmica no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino

 

O Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, Reitor da PUC Minas, esteve em visita ao Campus Poços de Caldas nesta terça-feira (10), quando realizou a Celebração Eucarística no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino. Na homilia, a partir do Evangelho da liturgia do dia (Lc 6, 12-19), que relata a subida de Jesus à montanha, onde Ele passou toda a noite em oração a Deus para depois, ao amanhecer, descer à planície e escolher os seus apóstolos, o Reitor recordou o simbolismo bíblico de subir à montanha como imagem da conexão com Deus e, consequentemente, do recolhimento para um momento de oração e de repouso. A topografia da montanha, em sua plasticidade, recorda a imagem do ser humano, que, com os pés na realidade cotidiana da planície, é chamado a erguer-se em direção ao alto, ao transcendente, ao céu.

Pe. Luís Henrique também mencionou como o ritmo social, cultural e mesmo pessoal, presente na contemporaneidade, revela empecilhos que dificultam cada vez mais a vivência de momentos de “subida à montanha” para uma autêntica experiência de repouso e de reconexão com a interioridade mais profunda. Destacou, ainda, como a nossa sociedade, chamada de ‘Sociedade do Cansaço’, marcada pela aceleração, pelo estresse, pela desiquilibrada conexão com as redes sociais, e menos com as pessoas nos relacionamentos pessoais, está desbussolada. Fazendo referência ao Evangelho, o Reitor destacou que Jesus passou uma noite inteira em oração; Ele não se deixava vencer pela ansiedade, pela pressa, sobretudo, quando o tempo requeria d’Ele o tempo do discernimento por meio do qual gestava a maturidade do pensar e do agir. Jesus passou horas na montanha, em oração. E essas horas representam a maturação do ato que Ele está para cumprir. Por isso mesmo, os santos da Igreja, páginas vivas do Evangelho, nos ensinam que as pessoas sábias e prudentes tomam decisões depois de terem realizado um tempo de discernimento, concluiu.

A utilização dos dispositivos digitais e a constância quase inegociável e necessária de conexão com esses recursos implicam um desvio sobre a percepção e a utilização de nosso tempo. Recordou que isso gera um vínculo mental e emocional com um mundo que, muitas vezes, não é o nosso, mas idealizado ou forjado lentamente pelos algoritmos que nos conduzem e nos viciam a navegar sem rumo certo. E quando nos damos conta, não investimos tempo, mas perdemos tempo.

A partir dessa ideia, o Reitor fez uma relevante diferenciação entre o tempo perdido e o tempo investido, considerando a dinâmica do tempo que passa, independentemente se o vivenciamos bem ou mal. Quando o tempo é vivido na consciência do seu sentido, ele passa a ser tempo investido e, por isso mesmo, traz algum valor, algum crescimento. Já o tempo perdido é aquele que nunca foi nosso, apesar de o conceito ‘perdido’ em relação a algo indicar a necessidade de um dia esse algo ter sido possuído. Pe. Luís Henrique frisou que o tempo perdido deixa rastos de vazio e, dessa forma, perdido fica o sujeito em um tempo que não foi realmente seu.

Conforme o Reitor, vivemos em uma era da fragmentação: saberes fragmentados, olhares fragmentados e, o mais grave, pessoas fragmentadas. Nesse momento, Pe. Luís Henrique recorreu à analogia de um vaso quebrado para retratar esse cenário. O vaso que foi quebrado pode ser recomposto, mas nem sempre isso é possível. Quando alguém, à semelhança de um vaso, passa pela experiência da fragmentação, o trabalho de recomposição nem sempre é tão bem-sucedido. Dessa forma, empregar tempo para distanciar-se dos afazeres e dedicar-se à oração e ao silêncio pode se tornar momento privilegiado, não somente de discernimento e de repouso interior, mas particularmente de recomposição de olhares, de sentimentos, de propósitos de vida.

Ao final da homilia, o Reitor destacou que também a celebração da Eucaristia deve se tornar um tempo privilegiado de repouso, de reconexão com o Sagrado, com o verdadeiro sentido da vida, consigo próprio e com o próximo.

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200