Notícias
terça, 14 de julho / 2020

Diante da pandemia do coronavírus, a PUC Minas foi uma das primeiras universidades a suspender suas atividades presenciais, em março, para proteger a comunidade acadêmica. Com o objetivo de se preparar para um futuro retorno, quando autorizado pelas autoridades sanitárias, a Universidade lança protocolo que já se encontra disponível para alunos, professores e funcionários, e está adotando medidas de prevenção para que isso seja feito com toda segurança.

O protocolo prevê a adoção de medidas sanitárias, estruturais e comportamentais. Entre as principais medidas estão a instalação de barreiras sanitárias de passagem obrigatória para a medição de temperatura, desinfecção dos calçados e fornecimento de álcool em gel a 70%. Outras medida são a higienização de equipamentos, mobiliário e salas de aulas e laboratório a cada ciclo de aula ou turnos e retirada temporária dos bocais dos bebedouros, que somente poderão ser utilizados para o enchimento de copos e garrafas.

O comportamento individual também é um dos fatores determinantes no controle da disseminação da Covid-19. Além das medidas sanitárias, a adesão de cada pessoa às medidas de proteção é fundamental. O uso da máscara durante todo o tempo de permanência na Universidade, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social fazem parte das orientações presentes no protocolo e que são propagadas pelas principais entidades de saúde em todo o mundo. Além disso, será importante também a participação de todos no monitoramento para checagem da possibilidade de uma possível infecção.
 

Clínicas de Odontologia

Nas Clínicas do Curso de Odontologia, que prestam atendimento à comunidade externa, obras de reestruturação estão sendo realizadas para garantir maior segurança sanitária, qualidade e conforto aos atendimentos. A principal delas é a separação das cadeiras de atendimento com divisórias de vidro. Outras importantes medidas de prevenção serão adotadas, como a triagem de pacientes, o remanejamento e alternância dos horários de atendimento, de forma que menos pessoas circulem pelo ambiente, e higienização de cada box após a troca de pacientes e turmas.
"Assim como nas Clínicas de Odontologia, todas as clínicas da área da saúde da Universidade estão elaborando protocolos para o retorno das atividades presenciais com segurança, de acordo com suas especificidades, quando devidamente permitido pelas autoridades públicas", destaca o diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e professor do Curso de Odontologia, Martinho Horta.

 

O protocolo

O protocolo foi elaborado conjuntamente por equipes da Pró-Reitoria de Logística e Infraestrutura (Proinfra) e do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). O grupo de trabalho do ICBS, que assessorou a Proinfra no desenvolvimento do protocolo, foi coordenado pela professora Jaqueline Barata (enfermeira), contando com a participação dos professores Juliana Garbaccio (microbiologista), Daiana Rodrigues (médica infectologista) e Henrique Guerra (médico epidemiologista), além de Sândalo Cordeiro (enfermeiro e coordenador do programa Saúde Sempre Mais da Arquidiocese de Belo Horizonte). O protocolo e as medidas para o retorno são validados pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus na PUC Minas.
O documento foi elaborado considerando as legislações municipais, estaduais e federais sobre o novo coronavírus, assim como as orientações de órgãos internacionais para o retorno às atividades, como a Organização das Nações Unidas, a Organização Mundial de Saúde e também do Centro de Controle e de Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC). Como a realidade que envolve a pandemia é dinâmica, o protocolo passará pelas atualizações em conformidade com os fluxos, protocolos e notas técnicas que vierem a ser publicados.  

 

Assessoria de Imprensa 

PUC Minas Poços de Caldas 

comunic@pucpcaldas.br / (35) 3729-9202

...

terça, 14 de julho / 2020

 

A Secretaria de Comunicação da Universidade lança nesta segunda-feira, 13 de julho,  o site Mundo PUC Minas. As inúmeras possibilidades destinadas aos futuros estudantes de graduação estão ali reunidas, com uma visão ampla de tudo o que a PUC Minas tem para o novo aluno construir e usufruir do que a Universidade lhe proporciona. São imagens e vídeos da estrutura, depoimentos e muita informação, auxiliando-o na descoberta de novas possibilidades e de fazer parte do Universo PUC Minas.

 O link é https://www.pucminas.br/mundopucminas

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas 

comunic@pucpcaldas.br / (35) 3729-9202

...

sexta, 03 de julho / 2020

 

Em meio à pandemia da Covid-19, a interiorização da doença e a necessidade de mais leitos de unidade de terapia intensiva, Poços passa a ter mais uma unidade para integrar a Rede Sus neste atendimento. Foi apresentado na tarde desta quinta, 2, o Hospital de Campanha, onde também vai funcionar o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. A estrutura fica na Rua Paraíba, 672, onde de 2007 a  2012, funcionou o Hospital São Domingos. O prédio foi cedido gratuitamente por seis meses, pelo proprietário, o médico ginecologista e hipnoterapeuta, Luciano Incrocci, para a montagem do Hospital de Campanha. “A nossa estrutura estava aqui, parada desde o final de 2012 e eu vinha acompanhando toda essa movimentação em torno da necessidade de um local para o Hospital de Campanha. Então, tive a ideia de disponibilizar o espaço e fico muito feliz em estar aqui hoje”, declarou Incrocci. 

Na entrada, todos os presentes receberam álcool gel para higienização das mãos e tiveram a temperatura aferida por termômetro infravermelho digital sem contato. O uso de máscara foi obrigatório durante a visita. Convidados, como profissionais de saúde, representantes de hospitais e entidades, doadores, secretários, além de vereadores e jornalistas, divididos em grupos de até dez pessoas, conheceram a nova estrutura de saúde, acompanhados pelo prefeito Sérgio Azevedo e pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi. “Esperamos que o Hospital de Campanha não seja necessário, mas se for, temos aqui os leitos prontos para o atendimento, aumentando a capacidade de internação do município. Agradecemos muito o apoio de todos que contribuíram com esta iniciativa, o apoio de todas as empresas fundamentais para este resultado, e o apoio do Dr. Luciano Incrocci que ainda no início da pandemia nos procurou, oferecendo este espaço para esta finalidade. Esta união fez toda a diferença”, disse Mosconi. O prefeito também ressaltou a importância de todas as parcerias para a montagem do Hospital de Campanha. “Sem dúvidas, temos aqui um diferencial. Enquanto muitas cidades gastaram fortunas para montar um hospital de campanha, apresentamos o nosso em local de fácil acesso, totalmente adequado e com baixíssimo custo, diante da importante participação de empresas da cidade, que doaram equipamentos modernos e insumos, além da cessão do prédio para essa instalação. Em nome de toda a cidade deixo aqui um agradecimento a todos os envolvidos, a todos que trabalharam e a todos que contribuíram muito para que este dia chegasse”, declarou o prefeito. 

Custos e Doações

Com o prédio cedido para a instalação do Hospital de Campanha, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou na execução de adaptações e pequenos reparos, com valores estimados em 80 mil reais. A Secretaria de Serviços Públicos auxiliou na limpeza. A Secretaria de Defesa Social executou a sinalização de trânsito referente às vagas de embarque e desembarque. A Secretaria de Saúde, responsável pela nova unidade de atendimento, foi também a responsável por todo o gerenciamento e execução desta logística, que possibilitou a preparação do espaço, agora pronto. 
Foram recebidas doações da Alcoa e Alcoa Foundation, Grupo CBA e Mineração Curimbaba, Instituto Votorantim e Lavanderia Laundromatt. A contrapartida da PUC, pela implantação do curso de Medicina em Poços também foi revertida na compra de equipamentos necessários para o Hospital de Campanha. 


Centro de Enfrentamento 

No primeiro andar do prédio vai funcionar o Centro de Enfrentamento, um Ambulatório de Covid para atendimento, com recepção, triagem, consultórios e sala de medicação. Nos outros dois andares, fica o Hospital de Campanha, com 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI. Trata-se de um Centro de Enfrentamento Tipo 2, conforme o número de habitantes do município. “É uma estrutura dentro da Atenção Primária, com a finalidade de atender casos leves, referenciar casos moderados e graves para a nossa rede de urgência e emergência e, ao mesmo tempo, reduzir a circulação de pacientes com sintomas leves em outros serviços de saúde”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica. A equipe composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, passará por treinamento para início dos atendimentos, o que deve ocorrer nos próximos dias.

...

quarta, 01 de julho / 2020

A PUC Minas Poços de Caldas continua auxiliando o município na prevenção e combate ao coronavírus. A iniciativa faz parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade. Mais de 820 mil reais já foram investidos em materiais para o Hospital de Campanha, que ficará nas antigas instalações do Hospital São Domingos, além do auxílio a outras unidades de saúde que atendem ao SUS. Na última semana chegaram os ventiladores e monitores que vão compor os leitos para pacientes da Covid-19. Os aparelhos comprados foram produzidos para solucionar a carência de ventilação mecânica nos hospitais com pacientes infectados pelo vírus.

Além disso, a Universidade já adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, aventais descartáveis e luvas de procedimento, álcool em gel, termômetros infravermelho digitais, oxímetros e filtros para aparelhos respiratórios. Todos esses materiais já foram entregues à Secretaria de Saúde.

“A PUC Minas tem sido uma grande parceira de Poços de Caldas. O Hospital de Campanha está sendo montado, em boa parte, com recursos provenientes da Instituição. Trabalhar com a PUC dá a todos nós a sensação de resolutividade e credibilidade em suas ações”, afirma o secretário municipal de saúde, Carlos Mosconi.

O pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão, avalia essa parceria da Instituição com o município de maneira muito positiva. “Desde o início do curso de Medicina na PUC, a Universidade vem fornecendo equipamentos, capacitação aos profissionais, entre outras ações. E durante a pandemia da Covid-19 não está sendo diferente. Nós não estamos medindo esforços para auxiliar o município, por meio da contrapartida, comprando materiais para o Hospital de Campanha e outras unidades do Sistema Único de Saúde, para auxiliar os profissionais que estão trabalhando na linha de frente”, finaliza o pró-reitor.

Até o momento, a Universidade já investiu cerca de R$825 mil em equipamentos e móveis para assistir o município.

 

Assessoria de Imprensa PUC Minas Poços de Caldas

(35) 372-9202 / comunic@pucpcaldas.br

...

sexta, 12 de junho / 2020

Confira, por curso, a lista de prováveis formandos do 1º semestre de 2020.

Administração - Matutino

Administração - Noturno

Administração EAD

Arquitetura e Urbanismo

Ciência da Computação

Direito - Matutino

Direito - Noturno

Enfermagem

Engenharia Civil - Matutino

Engenharia Civil - Noturno

Engenharia Elétrica

Engenharia de Produção

Fisioterapia

Medicina Veterinária

Psicologia

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

 

Conforme a Resolução N.º 08/2006, "Art. 2.º - Participarão das solenidades de Colação de Grau todos os concluintes de curso que tiverem cumprido integralmente, com aprovação, todo o currículo do curso de graduação".

Outras informações: https://www.pucminas.br/formaturas

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200