quarta, 16 de agosto / 2023

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 15 de agosto, a cerimônia de entrega do primeiro aparelho de litotripsia extracorpórea da região. O valor de investimento foi de R$ 480 mil. O equipamento, que utiliza um laser pulsado ou contínuo, é compacto e transportável, ideal para fragmentação de cálculos no trato urinário em geral.

O secretário de Saúde, Thiago Mariano, falou sobre a importância de proporcionar atendimento de qualidade à população. “Momentos significativos como esse fortalecem a parceria com a PUC. Esse trabalho conjunto possibilita proporcionar um padrão de alto nível e excelência na saúde pública, que não perde para nada do que tem de melhor no mundo para a população.”

Já o prefeito, Sérgio Azevedo, enfatizou o trabalho que está sendo realizado na Secretaria de Saúde. “Gostaria de parabenizar ao Thiago e ao Carlos, que estão fazendo um trabalho único na Saúde. É um exemplo para o mundo, pois no exterior não existe saúde pública, ainda mais com a qualidade da saúde de Poços. Nesse ponto, fazemos a diferença, pois todos são atendidos e muitas das vezes mais rápido do que na rede privada.”

Equipamento de litotripsia foi doado ao Hospital da Zona Leste. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom PUC).

A aquisição do equipamento é resultado do trabalho conjunto do município com a PUC Minas Poços de Caldas. De acordo com o Prof. Dr. Fabiano Costa Teixeira, a parceria com o município é exemplo de sucesso, tendo em vista que os 100 alunos da primeira turma de Medicina se formarão neste ano e já terão uma experiência de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações realizadas pela PUC Minas Poços de Caldas na Saúde envolvem diferentes especialidades, que se relacionam com cursos de graduação ofertados pela Universidade nesta área, como Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Odontologia. O plano de contrapartida firmado com a Secretaria de Saúde se intensificou desde 2017, quando foi aberto o Curso de Medicina do Campus. Nos anos recentes, os investimentos na qualificação dos serviços vinculados ao SUS somaram milhões de reais.

Participaram da cerimônia também o vice-prefeito, Júlio Cesar de Freitas; o vice-provedor da Santa Casa de Poços de Caldas, Marcos de Carvalho Dias; além de funcionários do Hospital da Zona Leste,  representantes da Secretaria de Saúde e da Santa Casa Paulista.

Com informações da Prefeitura de Poços de Caldas