Equipe Revali ficou em primeiro lugar e Ello na terceira colocação
Dois, dos três melhores projetos do Hackathon PUC Minas 2024, são do Campus Poços de Caldas. A Equipe Revali, que conta com alunos dos cursos de Ciência da Computação, Administração, Relações Internacionais e Publicidade e Propaganda foi a vencedora da edição. Já a Equipe Ello, formada por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ficou em terceiro lugar.
O Revali é um aplicativo que tem o intuito de potencializar a doação de alimentos ao Banco de Alimentos de Poços de Caldas. Por meio de um sistema de compensação, cada doação feita pelo aplicativo é transformada em pontos. Todo alimento doado é classificado em “regular”, “bom” e “ótimo”. Produtos ótimos geram 100% dos pontos; bons 75% e regulares 50%. O objetivo do app é ampliar o leque de doadores para o Banco de Alimentos, com a participação de agricultores, população em geral e instituições privadas.
Como incentivo, os doadores podem trocar os pontos acumulados por brindes fornecidos por patrocinadores que desejam contribuir com o combate à fome e a diminuição do desperdício.
Integram a equipe: João Nogueira, Phablo Alves e Rafael Leite, alunos do Curso de Ciência da Computação; João Guilherme, do Curso de Administração; Felipe Galafassi, do Curso de Relações Internacionais e; Camila Mendes, do Curso de Publicidade e Propaganda.
“A premiação é muito importante porque demonstra que aquilo que foi idealizado, proposto, desenvolvido e validado na prática, realmente tem potencial para contribuir com o combate à fome e ao desperdício da produção agrícola. Isso é o foco do trabalho que foi realizado de forma alinhada aos Obejtivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma o mentor da equipe, Prof. Dr. Fabiano Costa Teixeira.
Já a Equipe Ello desenvolveu o projeto denominado “Banco Enigma”. O objetivo é reaproveitar materiais de descarte da construção civil e indústria têxtil, para criar um mobiliário sustentável e funcional. A proposta utiliza madeira de pinus, que são usadas para fazer fôrmas de concreto no sistema pilar-viga e fabricar seis peças de encaixe, cortadas com precisão. Este processo permite o encaixe sem a necessidade de pregos ou parafusos, o que resulta uma montagem fácil e segura.
O projeto foi desenvolvido por Fernanda Casagrande Duarte, Jaqueline Vitoria Rosa e Pedro Domingos Bueno, alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, além do técnico de laboratório Ralph Landi. O mentor da equipe foi o professor Gustavo Reis Machado.
O Hackathon é uma iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da PUC Minas, orientada conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Assessoria de Imprensa
PUC Minas Poços de Caldas
(35) 3729.9202