Com o objetivo de inibir problemas causados por motocicletas barulhentas, alunos do Curso de Publicidade e Propaganda elaboraram a campanha de comunicação para o lançamento do projeto
Foi lançada oficialmente em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (19), a campanha “Consciência na Garupa”, desenvolvida por alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas em parceria com a Polícia Militar. O objetivo da iniciativa é inibir os problemas causados por motocicletas com muito ruído e em situações irregulares no município.
Os alunos desenvolveram, no último semestre, uma campanha de comunicação estratégica na disciplina de Gerência de Campanha Publicitária e Institucional, lecionada pelo Prof. Dr. Adinan Nogueira. No total, seis campanhas foram criadas e, duas delas, selecionadas pela Polícia Militar. Entre o material produzido estão o nome do projeto, artes para redes sociais, folders de divulgação para blitz educativas, outdoors, spots e jingles para veiculação em rádios.
“Um dos princípios do Curso de Publicidade e Propaganda é promover valores da educação e cidadania. Uma campanha é capaz de mudar comportamentos e atitudes que muitas vezes não são benéficas à população. Uma campanha como essa deixa isso muito claro aos alunos, já que vai além de uma ideia clichê de que a propaganda serve apenas para vender um produto”, afirma Adinan.
De acordo com Rayssa Rufino, aluna que participou do desenvolvimento da campanha, a experiência foi gratificante pois o trabalho, além de possibilitar a prática do conhecimento adquirido ao longo do curso, poderá ter um efeito social. “Nós planejamos esta campanha para que ela pudesse ser duradoura e alcançasse os efeitos desejados. Então, os próximos alunos que cursarão a disciplina darão continuidade ao que fizemos até aqui”, conta.
A ideia do projeto partiu do Sargento Luiz Eduardo de Souza, que atua diretamente na motopatrulha da cidade. Com base nisso, o militar procurou o Curso de Publicidade e Propaganda para que a campanha pudesse ser elaborada estrategicamente. “Notamos que o problema envolvendo motocicletas irregulares tem tido uma proporção cada vez maior. A nossa constituição nos lembra que a segurança pública é dever do Estado, mas é responsabilidade de todos. Então, esta iniciativa em conjunto com a PUC Minas é um grande exemplo disso; Estado e sociedade trabalhando lado a lado”, explica o Sargento.
Antes de iniciar a produção da campanha, os estudantes fizeram uma pesquisa com moradores do município a fim de compreender o que mais incomoda ou traz sensação de insegurança no que se refere a motocicletas irregulares. “Sozinhos não conseguimos fazer tudo. Portanto, ter esta parceria com a PUC, com a Câmara Municipal, Ministério Público, Demutran e empresas particulares é de grande relevância pois temos todo o apoio para vislumbrarmos um sucesso muito grande”, conclui o Tenente Miguel Luís.
Os próximos passos do projeto é buscar uma regulamentação municipal que vise trazer segurança tanto aos motociclistas quanto à população em geral. Além disso, visitas a estabelecimentos que trabalham com motoentregadores também estão previstas como parte das ações de conscientização.
Assessoria de Imprensa
PUC Minas Poços de Caldas
(35) 3729.9202