A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Sumo Pontífice, Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21 de abril, no Vaticano. Primeiro Papa latino-americano, Francisco fez de seu Pontificado um exemplo de humildade, tolerância e compromisso com os mais pobres e vulneráveis. Deixa como legado uma Igreja em Saída, missionária e que deve mover-se ao encontro de todos que necessitam do Evangelho.
Unindo-nos ao profundo sentimento de dor dos católicos de todo o mundo, nesse momento, a Reitoria da PUC Minas decreta luto por nove dias, sem suspensão das atividades acadêmico-administrativas, que serão retomadas normalmente nesta terça-feira, dia 22 de abril. A Celebração Pascal da PUC Minas, marcada para a próxima quarta-feira, 23, 18h, será também em sufrágio do Papa Francisco.
O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, representante brasileiro na Pontifícia Comissão Bíblica no Vaticano, por nomeação do Papa Francisco, manifestou-se sobre essa triste perda para os católicos e cristãos de todo o mundo. Segundo ele, é muito simbólico que a partida do Papa para mais perto do Senhor tenha se dado exatamente na abertura do período pascal. Ressaltou que o ministério petrino de Francisco foi marcado por seu atento olhar para a defesa e celebração da vida e de preservamos tudo aquilo que Deus generosamente nos concedeu. O Santo Padre defendeu, lembrou o Reitor, uma economia sustentável e lúcida, que fosse um dos pilares da justiça social. O Reitor da PUC Minas destacou ainda que na educação, Francisco defendeu uma Educação Integral, com princípios que valorizam a pessoa humana, a solidariedade e a promoção do diálogo.
O Arcebispo de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou o legado do Santo Padre de uma Igreja que responde aos desafios do mundo atual. "Deus seja louvado pelo Papa Francisco. Que o nosso pesar se transforme em gratidão e reverência. Compromisso com o caminho que uma Igreja em Saída, missionária, de comunhão e participação e vigorosa na missão. Oremos por ele, agradecidos por tudo. Que sejamos fieis ao caminho que ele apontou e aos horizontes que ele nos desenhou. Descanse em paz Papa Francisco, agradecidos que somos por tudo. Que nosso caminho seja fecundando por suas preces e intercessão junto de Deus".
Reitoria da PUC Minas