Programa reforça atendimento humanizado e profissionais preparados para o mercado de trabalho
Na noite do dia 5 de março, quinta-feira, foi realizada a cerimônia de formatura da 4ª turma do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, ofertado pela PUC Minas Poços de Caldas. O evento ocorreu no auditório da biblioteca do Campus.
Durante o discurso, o coordenador do curso de Medicina do Campus e da comissão de residência médica da PUC Minas Poços de Caldas, Prof. Dr. Antônio Ângelo Rocha ressaltou que a formatura marca a primeira vez que a instituição forma especialistas egressos do curso de graduação em Medicina do Campus.
Já o coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, professor Guilherme Batista Marinho enfatizou em sua fala que a residência em Medicina de Família e Comunidade não é apenas para quem gosta de todas as áreas, mas sim para aqueles que querem cuidar de pessoas de forma integral, compreendendo que um sintoma nunca está isolado da história de vida, do território ou dos afetos do paciente. “A gente reconhece cada renúncia feita em nome dessa formação. Vocês não apenas passaram pela residência, vocês construíram uma história aqui conosco e nós agradecemos por isso”, completou o coordenador.
Ainda durante a cerimônia, o pró-reitor adjunto, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão destacou que o programa só é possível por meio da parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, que complementa os valores da bolsa assistencial para os residentes, ajuda fundamental durante o ciclo de formação. “A parceria proporciona que nossos estudantes estejam presentes nas UBSs e hospitais de Poços de Caldas, desde alunos do internato até os residentes, e todos saem ganhando, principalmente a comunidade do município”, afirmou.
O evento também marcou a apresentação dos seis profissionais aprovados no processo seletivo que iniciarão a residência em 2026, ampliando o grupo de residentes em formação no programa.
A parceria entre a Prefeitura e a PUC Minas Poços de Caldas já resultou em investimentos superiores a R$ 20 milhões por parte da Universidade no serviço público de saúde do município. Esses recursos foram aplicados em diversas frentes, que vão desde a construção da Unidade Básica de Saúde Vilas Unidas até a entrega de equipamentos hospitalares e a realização de reformas, por meio da contrapartida firmada com o Curso de Medicina da Universidade.






