O aumento da expectativa de vida tem remetido à constante preocupação com a velhice e suas características. É uma etapa que traz singularidades que devem ser abordadas e discutidas. Esse rápido e intenso envelhecimento da população brasileira significa, por um lado, conquistas na área social e de saúde e, por outro, demandas nas mais diversas áreas, destacando-se, entre elas, saúde, educação, assistência social, meio ambiente e lazer.
A Gerontologia como campo do saber multidisciplinar tem como objetivos o estudo do processo de envelhecimento nas suas dimensões biológicas, sociológicas e psicológicas e o estudo da velhice enquanto fase do curso de vida. Volta-se também para orientar propostas de intervenções adequadas às necessidades específicas da população idosa, exigindo uma prática de caráter multi e interdisciplinar. O curso visa assim atender as necessidades de profissionais das áreas da Saúde, da Educação, do Serviço Social, da Psicologia e outras que já atuam junto à população idosa e daqueles que começam a receber no exercício profissional as novas demandas advindas do processo de envelhecimento.
Público Alvo (pré-requisito)
Profissionais de nível superior de diferentes profissões que atuem ou desejem atuar na saúde do idoso, interessados em aprofundar conhecimentos e atuar frente ao processo de envelhecimento humano.
Elementos de destaque do curso
O principal objetivo do curso de Especialização em Gerontologia é aprimorar o conhecimento e as habilidades profissionais geronto-geriátricas para o entendimento da complexidade do envelhecimento humano e a importância da assistência qualificada, integrando as demandas do processo de envelhecimento com a promoção da saúde e da qualidade de vida do idoso.