05 Junho / 2009
O Curso de Pedagogia da PUC Minas em Poços de Caldas já se prepara para comemorar os 70 anos de Pedagogia no Brasil. Uma Aula Magna será realizada no dia 5 de junho (sexta), das 19h às 22h30, no auditório do prédio II. O tema é: "Diversidade Humana e Inclusão", e a aula será ministrada pelo Prof. Dr. Flávio Couto Oliveira Silva. Movimento 70 anos de Pedagogia no Brasil Justificativa: A Educação no Brasil tem sido alvo de críticas e grandes discussões. A fim de sanar os baixos índices de desenvolvimento escolar, as políticas públicas buscam soluções impondo novas estruturas para o sistema educacional brasileiro em curtos espaços de tempo, antes mesmo que as anteriores tenham sido compreendidas e colocadas em prática. Tais ações, nem sempre compreendidas pela população, mantêm a representação negativa deste setor na sociedade e o profissional da Educação é o mais atingido. A primeira regulamentação do curso de Pedagogia se deu através do Decreto-Lei n. 1190 de 04 de abril de 1939, durante o governo Getúlio Vargas. Nestes 70 anos, a Pedagogia tem sido marcada pela aproximação às exigências do mundo produtivo, o que desencadeou mudanças nas atividades pedagógicas. Hoje, este campo de conhecimentos tem como área de estudos a criança e seus processos educativos. É esta área do conhecimento responsável por formar professores de Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental. É responsabilidade deste profissional o atendimento às necessidades educacionais dos alunos, as necessidades pedagógicas dos professores e fazer a ponte-parceria com a família e a comunidade. Além disso, outros campos de atuação vêm se configurando para o pedagogo: a pedagogia hospitalar, a atuação em empresas e a pedagogia social são exemplos de outras possibilidades de trabalho. Assim, é da universidade que deve partir o movimento de esclarecimentos à população a respeito das políticas educacionais, o papel da escola, do professor e a importância da educação na vida de uma sociedade. Objetivos: - Discutir com a sociedade o papel da escola, do professor e da família; - Prestar serviço à comunidade tornando acessível a compreensão dos objetivos, funcionamento e estrutura do sistema educacional brasileiro; - Valorizar os profissionais da educação; - Divulgar projetos pedagógicos de educação não formal à disposição da comunidade; - Divulgar pesquisa e outras ações de docentes e alunos do curso de Pedagogia da PUC Minas campus Poços. Desenvolvimento: Aula Magna de encerramento do primeiro semestre de 2009. Os docentes do curso de pedagogia estarão mobilizados para entrevistas, palestras e publicação de artigos de assuntos ligados a sua área de pesquisa e atuação. A divulgação do ?Movimento 70 anos de Pedagogia no Brasil? acontecerá nos meios de comunicação de massa da cidade (rádio, TV, jornais, blogs, revistas).