15 Agosto / 2016

   No dia 15 de agosto, às 19h, no auditório do prédio 2, acontece a aula inaugural do Curso de Engenharia Elétrica, com a palestra do diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e responsável pelo Projeto Sirius, professor Antonio José Roque da Silva, que vai falar sobre o Projeto Sirius: O novo acelerador de partículas brasileiro.

   O uso de luz síncrotron, pelas mais variadas áreas do conhecimento, tem tido um crescimento contínuo em todo o mundo. Isso, em parte, se deve ao aumento sistemático do brilho ao longo dos anos, o que permite novos experimentos e novas técnicas. O Brasil, através do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), desenvolveu a tecnologia e construiu a primeira fonte de luz síncrotron no hemisfério sul, ainda única na América Latina. Desde 1997 o LNLS opera esse equipamento como uma facilidade aberta. Apesar desse sucesso, a atual fonte brasileira é uma máquina de segunda geração, com perda contínua de competitividade. Desde 2008, o LNLS trabalha no projeto e construção do novo síncrotron brasileiro - Sirius. Esta será uma das maiores e mais complexas infra-estruturas científicas já construídas no país, com enormes desafios tecnológicos. Concebido como um síncrotron de 4ª geração, projeto 100% nacional e um dos mais avançados do mundo, Sirius abrirá enormes oportunidades para o estudo de materiais - orgânicos e inorgânicos - com grau de detalhe sem precedentes.

 O Palestrante

   Antônio José Roque da Silva concluiu a graduação (1986) e o mestrado (1989) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o PhD em Física pela University of California at Berkeley em 1994. Fez Pos-Docs na University of California at Berkeley(1994-1995) e na University of California at Los Angeles (1995-1997). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do LNLS. Publicou mais de 120 artigos em periódicos especializados e é co-autor de mais de 200 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Tem mais de 3 mil citações e um parâmetro h=29. Possui quatro capítulos de livros e um livro publicado. Supervisionou cinco pós-doutorados, orientou seis dissertações de mestrado e co-orientou dois, orientou oito teses de doutorado e co-orientou quatro, além de ter orientado quatro trabalhos de iniciação científica. Atualmente, supervisiona um pós doutor e dois doutorados. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular. Em particular, tem interesse principal na área de simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco na área de nanoestruturas.

 


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200