Notícias
quinta, 20 de junho / 2024

Alunas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Campus Poços de Caldas venceram o desafio ReMakeRS: mobiliário para pessoas atingidas pelas enchentes no RS – 2024. Com o projeto Recriar, Recompor, Reconstruir, as discentes Raíssa Senna e Raquel Cardamone venceram o concurso na categoria Projeto de fabricação tradicional.

O desafio ReMakeRS tinha como objetivo desenvolver projetos de mobiliários de baixo custo e de fácil replicação, fabricação e montagem. Cada proposta enviada deveria englobar até quatro peças de mobiliário e no modelo open-source para que qualquer pessoa ou empresa interessada possa produzir, financiar a produção e ajudar as vítimas.

As outras categorias do desafio foram: Melhor projeto de fabricação digital, Melhor projeto de materiais alternativos e Melhor projeto de mobilidade e portabilidade.

Raquel Cardamone e Raíssa Senna, vencedoras do desafio ReMakeRS

Recriar, Recompor, Reconstruir

De acordo com as alunas vencedoras, “o projeto de mobiliário emergencial visa não apenas atender às necessidades básicas de famílias em situações de emergência, mas também proporcionar um nível de conforto e dignidade durante os períodos difíceis após a catástrofe”.

O conjunto conta com sofá-cama, cadeira, estante e mobiliário multifuncional modular e oferece uma solução prática e eficiente para a recuperação inicial e reestabelecimento das famílias.

 

Assessoria de Imprensa PUC Minas

(31) 3319-4917

...

segunda, 03 de junho / 2024

Na noite da última quarta-feira (29), a cidade de Poços de Caldas celebrou a conclusão da revitalização completa da Policlínica Central, em um evento que contou com a participação de várias autoridades e servidores da saúde. O Coral Municipal Poços de Caldas também proporcionou uma emocionante apresentação, regido pelo maestro Rodrigo Pires, enaltecendo o momento.

 

O projeto “A Saúde que Poços Merece” trouxe uma ampla renovação na Policlínica Central, com melhorias significativas em várias áreas, incluindo telhado, fachada, pisos, pintura interna e externa, além da instalação de persianas, ar-condicionado e bebedouros. Além disso, foram implementados elementos de comunicação visual, mantendo uma manutenção cuidadosa em toda a parte elétrica, hidráulica e de cabos de rede. O paisagismo também recebeu atenção especial, proporcionando um ambiente externo e interno mais convidativo aos visitantes.

A unidade agora está equipada com um sistema de senha eletrônica e oferece Wi-Fi gratuito para a população. Novos equipamentos, como computadores, ultrassom e raio-x, foram adquiridos, juntamente com móveis planejados, macas e poltronas doados pela PUC Minas Poços de Caldas, por meio de uma parceria público-privada.

Com uma média de 1000 visitantes por dia, a Policlínica Central revitalizada está preparada para atender às crescentes necessidades da comunidade. As instalações atualizadas não só aprimoram a experiência do paciente, mas também proporcionam maior conforto e comodidade para os profissionais de saúde.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou o orgulho da cidade por oferecer um serviço de saúde exemplar: “A nossa saúde já é a melhor. É um tratamento diferenciado, é um tratamento humano. E eu recebo muitas comunicações, pessoas agradecendo. Eu acho que Poços está dando um exemplo.”

O secretário de governo Paulo Ney evidenciou os avanços: “desde o início da primeira gestão do prefeito Sérgio Azevedo, em 2017, tive o privilégio de testemunhar momentos marcantes, como o mutirão de catarata. Ver uma paciente entrar para a sala de cirurgia sem enxergar e sair enxergando tudo foi verdadeiramente emocionante, pois isso muda completamente a qualidade de vida das pessoas. Fico especialmente satisfeito em constatar que uma das áreas que mais tem evoluído em nossa administração é a saúde. Continuamos empenhados em oferecer uma saúde cada vez melhor aos moradores de Poços de Caldas, pois acreditamos que esse é um direito fundamental de cada cidadão e uma prioridade em nossa gestão.

Cristina Filomena Lazzari Gomes, responsável técnica da policlínica, destacou: “Houve realmente uma modificação na estrutura, uma modificação interna e externa, e os pacientes estão vindo com mais conforto para o atendimento. É muito importante essa reforma e esse olhar voltado à policlínica, porque é a primeira vez que realmente tem uma reforma aqui em benefício da população.”

O Secretário Municipal de Saúde também expressou seu entusiasmo com os progressos realizados, enfatizando a importância de uma estrutura adequada para garantir um atendimento de qualidade. Ele afirmou: “Ouvir as palavras de quem está aqui no dia-a-dia mostra o tamanho da mudança que a gente tem feito juntos no nosso sistema de saúde pública.”

O professor Iran Calixto, Pró-Reitor da PUC Minas, destacou a importância da parceria entre a universidade e a saúde pública: “A parceria entre a PUC Minas e a saúde pública de Poços de Caldas é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode trazer benefícios significativos para a comunidade. Estamos orgulhosos de contribuir para a melhoria dos serviços de saúde na região.”

A colaboração entre o setor público e privado foi destacada pelo vereador Kleber Silva, que enfatizou a importância da parceria para melhorar continuamente os serviços de saúde.

O ex-secretário de saúde, Dr. Wilson Batista, elogiou os esforços da administração municipal, destacando Poços de Caldas como uma referência nacional em saúde.

O evento marcou não apenas a conclusão de uma importante obra, mas também o compromisso contínuo de Poços de Caldas em proporcionar o melhor atendimento e cuidado para sua comunidade.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

...

terça, 09 de abril / 2024

Evento ocorre a partir desta quarta-feira (10) na PUC Minas Poços de Caldas

A Faculdade Mineira de Direito (FMD) realiza, entre os dias 10 e 13 de abril de 2024, no Campus da PUC Minas em Poços de Caldas, o Congresso Internacional de Bioética e Biodireito da Faculdade Mineira de Direito (FMD), com organização científica do Grupo de Pesquisa em Bioética, Biodireito e Direito Médico (Cebid JusBioMed). Participarão do evento pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais, que são referências em suas áreas de atuação.  

Entre os destaques da programação, está a palestra da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que ocorrerá na conferência de encerramento, na manhã de sábado, 13 de abril. O assunto será o direito à saúde na Constituição de 1988. Na conferência de abertura, que será realizada na noite desta quarta-feira, dia 10, o Prof. Dr. Carlos Maria Romeo Casabona fará uma palestra sobre neurodireitos e o Prof. Dr. Nelson Rosenvald abordará as inovações de Biodireito e a responsabilidade civil na reforma do Código Civil. 

A programação inclui, além das palestras, uma série de painéis que abordarão temas diversos, sempre promovendo debates relevantes na atualidade. Serão formados ainda grupos de trabalho (GTs), que se dedicarão a debater diferentes eixos temáticos, interligando áreas correlatas. Os assuntos que serão tratados em cada GT são: Direito, reprodução assistida e genética; responsabilidade civil e penal do médico; liberdades sobre o próprio corpo; recusa terapêutica e terminalidade da vida; e compliance, dados médicos e inteligência artificial. 

O Cebid JusBioMed é uma rede de pesquisa formada por grupos registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne pesquisadores da PUC Minas, da Escola Superior Dom Helder Câmara e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Suas ações valorizam questões que envolvem as ciências biológicas, as ciências da Saúde e o Direito. 

Confira todas as informações sobre o Congresso neste endereço: http://congressobioetica.pucpcaldas.br. As inscrições podem ser feitas no site. 

...

sexta, 05 de abril / 2024

Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas recebe a nota máxima, 5

A PUC Minas obteve, mais uma vez, ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. O resultado é relativo a 2022 e foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira, 2 de abril. Dois cursos da PUC Minas alcançaram a nota máxima, 5, no CPC de 2022: Relações Internacionais Campus Poços de Caldas e Tecnologia em Comércio Exterior ofertado pela PUC Minas Virtual.  

A nota 4 foi alcançada por 27 cursos, sendo: Administração (Praça da Liberdade, São Gabriel, Barreiro, Poços de Caldas e PUC Minas Virtual), Ciências Contábeis (Barreiro, Contagem e PUC Minas Virtual), Direito (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro, Betim e Poços de Caldas), Jornalismo (Coração Eucarístico), Psicologia (Praça da Liberdade, São Gabriel, Betim e Poços de Caldas), Publicidade e Propaganda (Poços de Caldas), Relações Internacionais (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), Serviço Social (Coração Eucarístico), Tecnologia em Gestão Comercial (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Gestão Financeira (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Marketing (PUC Minas Virtual) e Teologia (Coração Eucarístico).  

A nota 3 foi obtida por 18 cursos: Administração (Coração Eucarístico, Betim e Contagem), Ciências Contábeis (Coração Eucarístico e São Gabriel), Ciências Econômicas (Coração Eucarístico), Direito (Praça da Liberdade, Uberlândia, Arcos, Contagem e Serro), Jornalismo (São Gabriel), Psicologia (Coração Eucarístico), Publicidade e Propaganda (Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Tecnologia em Logística (PUC Minas Virtual) e Teologia (Uberlândia).

Os indicadores são: Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).  

Índice Geral de Cursos 

O IGC é o indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. 

Conceito Preliminar de Curso

O CPC avalia os cursos de graduação. O cálculo acontece no ano seguinte ao de realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

...

sexta, 22 de março / 2024

Em formato inovador, atividade extensionista contribuiu para a formação dos estudantes

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, alunos do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas assistiram, em tempo real, por meio de videoconferência, a uma cirurgia de litotripsia. O procedimento tem o objetivo de fragmentar cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, facilitando sua eliminação pelo organismo.

O médico responsável pela cirurgia foi o Dr. Alcides Mosconi e o procedimento foi realizado na Santa Casa, um dos principais hospitais da cidade, utilizando um equipamento de última geração doado pela Universidade. A transmissão mobilizou profissionais do Campus e os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os alunos participaram da atividade no Auditório 2.

A Santa Casa detém o primeiro aparelho de litotripsia extracorpórea da região. O investimento na sua aquisição, de R$ 480 mil, foi feito pela PUC Minas Poços de Caldas em agosto de 2023, por meio da contrapartida firmada com a Prefeitura Municipal. O equipamento é compacto e transportável e sua tecnologia avançada é ideal para a fragmentação de cálculos no trato urinário em geral.


Autoridades e representantes de instituições parceiras estiveram presentes. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom PUC).

A transmissão da cirurgia é uma atividade extensionista promovida pelo Curso de Medicina do Campus. O objetivo é contribuir com a formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de conferir em detalhes a realização do procedimento, podendo esclarecer dúvidas com docentes experientes.

O Prof. Dr. Antonio Angelo Rocha, coordenador do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, destaca a importância do evento para os estudantes. “A transmissão permitiu que alunos de todos os períodos do Curso assistissem à cirurgia ao vivo, em um formato inédito. Presencialmente, isso não seria viável, pois o ambiente cirúrgico comporta poucas pessoas”, explica.

Para o Dr. Alcides Mosconi, responsável pela cirurgia, este novo aparelho de litotripsia beneficia não só a Santa Casa, mas toda a população de Poços de Caldas e região: “Recebemos um aparelho de última geração para tratar pacientes portadores de cálculo renal. É o mais moderno que nós temos. Ele só é encontrado nos grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Poços obteve este benefício por meio desta grande parceria."


Transmissão ocorreu no Auditório 2, mobilizando profissionais da Universidade. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom PUC).

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200