Notícias
quinta, 08 de agosto / 2024

Renato Togni (27) foi premiado na modalidade estudante com o projeto “Cozinha Umbu: celebrando a brasilidade”

O aluno Renato Togni, do nono período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, foi premiado na 27ª Edição do Prêmio Deca, um dos concursos mais tradicionais e renomados da área no Brasil. Na disputa, concorreram arquitetos e designers de interiores, além de estudantes de todas as regiões do país.

Renato venceu na modalidade estudante, categoria Cozinha Residencial – Projeto 3D, com o projeto intitulado “Cozinha Umbu: celebrando a brasilidade”. De acordo com o aluno, o objetivo da proposta foi representar características do Brasil, com a própria utilização do termo “umbu”, fruta típica da caatinga.

“A cozinha personifica a identidade brasileira, integrando elementos naturais e um design que se harmoniza com o entorno. A madeira e o MDF verde bandeira destacam-se, trazendo calor e cor ao ambiente. É um convite à conexão com a natureza e cultura brasileira, celebrando suas diversidades através da gastronomia e da hospitalidade”, afirma o estudante.

Renato criou o projeto especificamente para concorrer ao prêmio. “Um amigo que faz estágio comigo falou sobre a premiação e me incentivou a elaborar um projeto. A partir daí muitas pessoas continuaram a me incentivar e, todo dia, eu tirava um tempo no estágio para me dedicar ao projeto. Se um dia eu duvidei, agora, tudo mostra que estou no caminho certo. É um tijolinho que todos querem colocar no seu castelo”, conclui.

De acordo com o estudante, o ponto forte da proposta é a vertente conceitual, construída por ele próprio: “Geralmente, no mercado, trabalhamos com algumas ‘amarras’, mas em um concurso como este, onde podemos ter a liberdade criativa, é uma oportunidade maravilhosa. Criar e trabalhar com um conceito próprio é muito importante para instigar nossa criatividade como arquiteto.”

Conforme o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Leandro Letti da Silva Araújo, a premiação no Deca representa um reconhecimento significativo para o curso e na formação do estudante. “Para o curso, o prêmio pode elevar sua reputação e visibilidade, destacando a qualidade da educação oferecida. Para o estudante, o prêmio é uma validação de suas habilidades e criatividade. Além disso, é uma forma de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade e uma oportunidade de contribuir para o debate e inovação no campo da arquitetura”, destaca o professor.

No total, o concurso premiou dez projetos: sete destinados às propostas submetidas por profissionais e três por estudantes. O júri foi composto por especialistas renomados das áreas de Arquitetura e Design Contemporâneo de todo o Brasil. A entrega oficial do prêmio ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto, na cidade de São Paulo.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

sexta, 02 de agosto / 2024

Nota máxima atesta a excelência dos Cursos de Medicina ofertados pela PUC Minas. Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5

O Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas recebeu conceito máximo, nota 5, em avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores levaram em consideração a estrutura oferecida pelo Campus como laboratórios, consultórios e salas de aula, cenários de atuação dos alunos, além da estrutura utilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de Poços de Caldas. Também o projeto pedagógico e corpo docente do curso fizeram parte dos critérios analisados.

O reconhecimento é uma das etapas de um criterioso processo de avaliação iniciado em 2017, ainda antes da abertura do Curso de Medicina no Campus. Desde então, o Ministério da Educação realizou três processos de monitoramento e, em todas as ocasiões, incluindo a avaliação de abertura, o curso oferecido pelo Campus alcançou a nota máxima.

Para o Pró-reitor de Graduação da PUC Minas, Prof. Eugênio Batista Leite, a nota máxima de reconhecimento concedida pelo MEC confirma que a Universidade atende, em todos os projetos pedagógicos, às diretrizes nacionais. Graças a uma abordagem metodológica diferenciada para o desenvolvimento de competências, com uma articulação muito precisa entre
Ensino, Pesquisa e Extensão. “Em Poços de Caldas, os laboratórios são muito equipados, com o que há de mais moderno. A biblioteca dispõe de acervo atualizado e com acesso à base de dados científicos; o convênio com SUS local nos permite instalações hospitalares e ambulatoriais modernas para estágio dos nossos alunos, com professores que possuem uma ampla experiência clínica, de pesquisa e extensão.”

O coordenador do Curso de Medicina, Prof. Dr. Antônio Ângelo Rocha, afirma que o reconhecimento reflete um esforço coletivo que teve início há 11 anos. “O projeto começou em 2013, quando a Universidade se empenhou na criação de um Curso de Medicina que seria tão importante para Poços de Caldas. Um empenho que abrange Reitoria, Pró-reitorias, coordenação do Curso e de todos os professores e funcionários. Um trabalho árduo, com muito sacrifício com o objetivo de oferecer um curso de excelência, muito bem avaliado em todos os quesitos e com muito reconhecimento perante a sociedade, o MEC e os profissionais de saúde de todo o Brasil. Um momento de muita felicidade que coroa o esforço realizado por toda a Universidade.”

De acordo com o Pró-Reitor Adjunto do Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, obter a nota máxima é de extrema importância não somente para os alunos, mas também para a comunidade. “Isso enfatiza o ensino de excelência que oferecemos. Quem ganha é a sociedade, com profissionais qualificados e competentes para cuidar de quem mais precisa nas horas mais delicadas. Essa é uma premissa que temos e que fazemos questão de reforçar com nossos alunos, que possuem um contato direto com a população por meio dos diversos atendimentos que realizam em inúmeras unidades de saúde em Poços de Caldas. O conceito máximo dado pelo MEC nos demonstra que o árduo trabalho de todos tem trazido os resultados esperados.”

O Campus Poços de Caldas oferece o Curso de Medicina desde 2017 e já formou duas turmas. O curso tem duração de 12 semestres em período integral, com oferta de vagas semestrais para a formação de novas turmas.

 

Conceito máximo no Campus Contagem

O reconhecimento do Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas com nota máxima atesta a excelência da PUC Minas já que os cursos ofertados nos campi Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Em abril deste ano, o Curso de graduação em Medicina ofertado no Campus Contagem também recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação de reconhecimento conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado, projeto pedagógico arrojado, infraestrutura e laboratórios de ponta, inovação em projetos e políticas acadêmicas refletem a nota 5 do curso.

Em 2017, o Curso de Medicina oferecido no Campus Betim também recebeu a nota 5 em avaliação de reconhecimento do MEC.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

quinta, 20 de junho / 2024

Alunas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Campus Poços de Caldas venceram o desafio ReMakeRS: mobiliário para pessoas atingidas pelas enchentes no RS – 2024. Com o projeto Recriar, Recompor, Reconstruir, as discentes Raíssa Senna e Raquel Cardamone venceram o concurso na categoria Projeto de fabricação tradicional.

O desafio ReMakeRS tinha como objetivo desenvolver projetos de mobiliários de baixo custo e de fácil replicação, fabricação e montagem. Cada proposta enviada deveria englobar até quatro peças de mobiliário e no modelo open-source para que qualquer pessoa ou empresa interessada possa produzir, financiar a produção e ajudar as vítimas.

As outras categorias do desafio foram: Melhor projeto de fabricação digital, Melhor projeto de materiais alternativos e Melhor projeto de mobilidade e portabilidade.

Raquel Cardamone e Raíssa Senna, vencedoras do desafio ReMakeRS

Recriar, Recompor, Reconstruir

De acordo com as alunas vencedoras, “o projeto de mobiliário emergencial visa não apenas atender às necessidades básicas de famílias em situações de emergência, mas também proporcionar um nível de conforto e dignidade durante os períodos difíceis após a catástrofe”.

O conjunto conta com sofá-cama, cadeira, estante e mobiliário multifuncional modular e oferece uma solução prática e eficiente para a recuperação inicial e reestabelecimento das famílias.

 

Assessoria de Imprensa PUC Minas

(31) 3319-4917

...

segunda, 03 de junho / 2024

Na noite da última quarta-feira (29), a cidade de Poços de Caldas celebrou a conclusão da revitalização completa da Policlínica Central, em um evento que contou com a participação de várias autoridades e servidores da saúde. O Coral Municipal Poços de Caldas também proporcionou uma emocionante apresentação, regido pelo maestro Rodrigo Pires, enaltecendo o momento.