segunda, 20 de novembro / 2023

As provas do Vestibular para os Cursos Medicina (nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas), Direito (turno manhã no Campus Coração Eucarístico e Unidade Praça da Liberdade) e Psicologia (turno da manhã no Coração Eucarístico) , referentes ao 1º semestre de 2024, aconteceram neste domingo, 19 de novembro.

As provas para o Curso de Medicina foram realizadas nas cidades dos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas e também em Uberlândia. Ao todo, 984 candidatos se inscreveram para as vagas do Curso nos três campi, sendo 280 em Poços de Caldas, 341 em Betim e 363 em Contagem, com uma taxa geral de abstenção de 20%.

Para os Cursos de Direito e de Psicologia em Belo Horizonte, 498 candidatos se inscreveram e 129 se abstiveram. Do total de vagas dos dois cursos, 85% são ofertadas através do vestibular e 15% pela nota do Enem, conforme edital.

No Campus Poços de Caldas, os acompanhantes dos candidatos foram recepcionados no Auditório 1 pelo coordenador do Curso de Medicina, Prof. Dr. Antônio Ângelo Rocha, que tirou dúvidas e contou detalhes sobre a graduação. Eles participaram ainda de uma visita guiada aos laboratórios utilizados ao longo da formação.

Redação e gabarito

Na redação da prova, foi solicitado ao candidato que se posicionasse como um estudante universitário, em uma produção textual passível de publicação em um jornal destinado aos demais graduandos e aos professores. O desafio era produzir um texto dissertativo-argumentativo, a partir de um texto motivador, refletindo sobre como as condições de vida e saúde em um centro urbano podem afetar a saúde individual e coletiva.

As questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram distribuídas entre as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Em todos os campi, houve atendimento específico aos candidatos que declararam algum tipo de necessidade especial de acessibilidade.

O gabarito estará disponível no site pucminas.br após decorrida uma hora do término das provas. Clique aqui para ver mais detalhes sobre o Vestibular.